Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Revista em casa por 10,99

Nova câmera da ZF feita no Brasil pode reduzir 80% de acidentes

Montagem de sensores ópticos em Limeira, interior de São Paulo, simboliza o início da nacionalização de tecnologias de auxilio à condução

Por Cristiane Barreto
15 out 2025, 19h08
Câmera Inteligente da ZF
 (Divulgação/ZF)
Continua após publicidade

A ZF iniciou a produção local das câmeras usadas em sistemas de assistência ao motorista, conhecidas como ADAS. A notícia coloca o Brasil no mapa da automação veicular, mas ainda com um papel modesto. Apesar de ser o primeiro fabricante da América do Sul a montar o equipamento, o país continua distante do centro de desenvolvimento dessas tecnologias — que segue concentrado na Europa.

As câmeras começaram a ser produzidas na unidade da ZF em Limeira (SP), já responsável por componentes eletrônicos de freio e direção. O investimento de R$ 35 milhões foi viabilizado com incentivos do programa Mover, criado para estimular tecnologias de segurança e eficiência energética.

Câmera Inteligente da ZF
(Divulgação/ZF)

Esse será o primeiro sensor óptico de alta precisão voltado à condução assistida produzido no país, objeto que está cada vez mais presente nos carros novos. O sistema usa duas gerações de câmeras — chamadas 3.5 e 4.8 —, que equipam veículos de diferentes faixas de preço.

Continua após a publicidade

A primeira geração tem sensor de 1,3 megapixel e alcança até 150 metros. É suficiente para funções como frenagem automática de emergência, assistente de faixa e reconhecimento de placas de trânsito. Já a 4.8, que será produzida a partir de 2026, amplia o campo de visão e adiciona recursos de controle adaptativo de cruzeiro, leitura de semáforos e detecção de ciclistas e buracos na pista.

Smart_Camera_3.5
Smart Camera 3.5 (Divulgação/ZF)

A tecnologia já é conhecida e está disponível há anos em modelos vendidos na Europa, Ásia e Estados Unidos. Por aqui, começam a se popularizar apenas agora, impulsionadas pelas novas regras do Latin NCAP, que vêm exigindo a presença de sistemas de segurança ativa para atingir as notas máximas nos testes de colisão.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Os dados de mercado apresentados pela própria ZF ajudam a entender a movimentação. A empresa projeta que 78% dos veículos produzidos na região terão câmeras frontais até 2030 — quase o dobro da fatia atual, de 40%. Essa expansão é impulsionada tanto por regulações quanto por benefícios concretos de segurança.

Smart_Camera_4.8 ZF
Smart Camera 4.8 (Divulgação/ZF)
Continua após a publicidade

Segundo estudos citados pela fornecedora, o uso de sistemas ADAS pode reduzir em até 50% as colisões frontais e em 19% os acidentes causados por saída de faixa. No contexto brasileiro mais de 80% dos acidentes registrados pela Polícia Rodoviária Federal envolvem situações que poderiam ser evitadas ou mitigadas com sistemas do tipo como: colisões, saídas de pista e atropelamentos.

Para as montadoras instaladas no país, a nacionalização tem um efeito prático: reduz custos logísticos e facilita a adaptação dos sistemas às especificidades regionais. As estradas brasileiras, marcadas por sinalização irregular e falta de padronização, desafiam os algoritmos de leitura das câmeras, que foram treinados para cenários mais previsíveis. Produzir localmente pode acelerar o ajuste fino dessas tecnologias.

Fabrica de Limeira ZF
Fabrica de Limeira da ZF (Divulgação/ZF)

A planta de Limeira é hoje a única da América do Sul dedicada à fabricação de eletrônicos automotivos. Desde 2013, já produziu mais de oito milhões de módulos, usados em sistemas de freio, airbags e direção elétrica. Com as novas câmeras, a empresa pretende fabricar cerca de 900 mil unidades por ano. Ainda assim, o domínio tecnológico segue restrito à matriz: o desenvolvimento do hardware e do software continua sendo feito na Alemanha.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.