Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Nova Ferrari Roma Spider resgata teto de lona e mantém desempenho do cupê

Designers da Ferrari se esforçaram para fazer a primeira capota de tecido em um carro com motor traseiro em mais de 50 anos

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 mar 2023, 19h30 - Publicado em 16 mar 2023, 19h22
Ferrari_Roma_Spider
 (Divulgação/Ferrari)
Continua após publicidade

A nova Ferrari Roma Spider é mais do que uma versão conversível do esportivo. Ela também marca a volta do teto dobrável de tecido aos seus carros com motor dianteiro, o que não se repetia desde a Ferrari 365 GTS4 de 1969. Mas isso é um mero detalhe histórico.

A Ferrari tem muitos argumentos para não usar um teto rígido retrátil desta vez. O primeiro deles é a possibilidade de personalização e de variação de cores que podem ser utilizadas na capota, que tem cinco camadas de tecidos que também têm tecnologia ligada à impermeabilização e aos contornos que assumem no carro.

Ferrari_Roma_Spider
(Divulgação/Ferrari)

A fabricante italiana também destaca que o teto de tecido foi providencial para que a Roma Spider seja o conversível mais leve do seu segmento, em combinação com o chassi de alumínio. É apenas 84 kg mais pesado que a Roma convencional, que tem exatamente o mesmo desempenho.

Além disso, sua capota tem funcionamento mais rápido. Abertura e fechamento são feitos em 13,5 segundos e podem ser feitos a até 60 km/h. Também é mais compacta, roubando menos espaço do porta-malas.

Ferrari_Roma_Spider
(Divulgação/Ferrari)
Continua após a publicidade

O conforto a bordo em altas velocidades é garantido por um defletor com design patenteado integrado ao encosto dos bancos traseiros (afinal, trata-se de um 2+2) e que é ativado por um botão no console central.

Compartilhe essa matéria via:

Uma coisa que a Ferrari fez questão de reforçar durante a apresentação do carro foi a preocupação com o design da capota, que não poderia comprometer a elegância e a fluidez das linhas do teto das versões fechadas. Para isso, tiveram que repensar o desenho da janela traseira, que é acomodada por baixo da capota traseira quando o teto está recolhido. Um spoiler traseiro móvel com maior amplitude de funcionamento ajuda a compensar o efeito do teto na aerodinâmica.

Ferrari_Roma_Spider
(Divulgação/Ferrari)
Continua após a publicidade

No mais, este conversível é uma Ferrari Roma em sua essência. O painel é envolvente e tem quadro de instrumentos digital, além de uma central multimídia de 8,4 polegadas em posição vertical já compatível com Android Auto e Apple Carplay sem fio.

Ferrari_Roma_Spider
(Divulgação/Ferrari)

Opcional é a tela de 8,8 polegadas dedicada ao passageiro, que pode acompanhar dados de performance e controlar funções do ar-condicionado e do sistema de som, por exemplo. O sistema de aquecimento para o pescoço dos passageiros também é vendido à parte.

Ferrari_Roma_Spider
(Divulgação/Ferrari)
Continua após a publicidade

Não parece, mas o volante da Roma Spider é um pouco diferente. Isso porque a fabricante aplicou relevos aos comandos sensíveis ao toque para facilitar seu uso, enquanto o botão de partida agora tem iluminação vermelha.

Ferrari_Roma_Spider
(Divulgação/Ferrari)

O motor é o V8 3.9 Biturbo de 620 cv e 77.5 kgfm, que combinado com o câmbio de dupla embreagem de oito marchas leva a nova Ferrari aos 100 km/h em 3,4 segundos. A velocidade máxima é de 320 km/h.

Continua após a publicidade
Ferrari_Roma_Spider
(Divulgação/Ferrari)

Uma coisa invejável é o programa de manutenção de sete anos da Ferrari, que abrange toda a manutenção de rotina durante os primeiros sete anos de vida
do carro. Os serviços são feitos anualmente ou a cada 20.000 km por técnicos treinados em Maranello e está disponível no mundo inteiro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.