Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Nova Ferrari Roma Spider resgata teto de lona e mantém desempenho do cupê

Designers da Ferrari se esforçaram para fazer a primeira capota de tecido em um carro com motor traseiro em mais de 50 anos

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 mar 2023, 19h30 - Publicado em 16 mar 2023, 19h22
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A nova Ferrari Roma Spider é mais do que uma versão conversível do esportivo. Ela também marca a volta do teto dobrável de tecido aos seus carros com motor dianteiro, o que não se repetia desde a Ferrari 365 GTS4 de 1969. Mas isso é um mero detalhe histórico.

    A Ferrari tem muitos argumentos para não usar um teto rígido retrátil desta vez. O primeiro deles é a possibilidade de personalização e de variação de cores que podem ser utilizadas na capota, que tem cinco camadas de tecidos que também têm tecnologia ligada à impermeabilização e aos contornos que assumem no carro.

    Ferrari_Roma_Spider
    (Divulgação/Ferrari)

    A fabricante italiana também destaca que o teto de tecido foi providencial para que a Roma Spider seja o conversível mais leve do seu segmento, em combinação com o chassi de alumínio. É apenas 84 kg mais pesado que a Roma convencional, que tem exatamente o mesmo desempenho.

    Além disso, sua capota tem funcionamento mais rápido. Abertura e fechamento são feitos em 13,5 segundos e podem ser feitos a até 60 km/h. Também é mais compacta, roubando menos espaço do porta-malas.

    Continua após a publicidade
    Ferrari_Roma_Spider
    (Divulgação/Ferrari)

    O conforto a bordo em altas velocidades é garantido por um defletor com design patenteado integrado ao encosto dos bancos traseiros (afinal, trata-se de um 2+2) e que é ativado por um botão no console central.

    Compartilhe essa matéria via:

    Uma coisa que a Ferrari fez questão de reforçar durante a apresentação do carro foi a preocupação com o design da capota, que não poderia comprometer a elegância e a fluidez das linhas do teto das versões fechadas. Para isso, tiveram que repensar o desenho da janela traseira, que é acomodada por baixo da capota traseira quando o teto está recolhido. Um spoiler traseiro móvel com maior amplitude de funcionamento ajuda a compensar o efeito do teto na aerodinâmica.

    Continua após a publicidade
    Ferrari_Roma_Spider
    (Divulgação/Ferrari)

    No mais, este conversível é uma Ferrari Roma em sua essência. O painel é envolvente e tem quadro de instrumentos digital, além de uma central multimídia de 8,4 polegadas em posição vertical já compatível com Android Auto e Apple Carplay sem fio.

    Ferrari_Roma_Spider
    (Divulgação/Ferrari)

    Opcional é a tela de 8,8 polegadas dedicada ao passageiro, que pode acompanhar dados de performance e controlar funções do ar-condicionado e do sistema de som, por exemplo. O sistema de aquecimento para o pescoço dos passageiros também é vendido à parte.

    Continua após a publicidade
    Ferrari_Roma_Spider
    (Divulgação/Ferrari)

    Não parece, mas o volante da Roma Spider é um pouco diferente. Isso porque a fabricante aplicou relevos aos comandos sensíveis ao toque para facilitar seu uso, enquanto o botão de partida agora tem iluminação vermelha.

    Ferrari_Roma_Spider
    (Divulgação/Ferrari)

    O motor é o V8 3.9 Biturbo de 620 cv e 77.5 kgfm, que combinado com o câmbio de dupla embreagem de oito marchas leva a nova Ferrari aos 100 km/h em 3,4 segundos. A velocidade máxima é de 320 km/h.

    Continua após a publicidade
    Ferrari_Roma_Spider
    (Divulgação/Ferrari)

    Uma coisa invejável é o programa de manutenção de sete anos da Ferrari, que abrange toda a manutenção de rotina durante os primeiros sete anos de vida
    do carro. Os serviços são feitos anualmente ou a cada 20.000 km por técnicos treinados em Maranello e está disponível no mundo inteiro.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.