Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Novo Fiat Doblò tem base de Citroën, teto solar e até versão elétrica

Furgão nasce como a quarta variação da terceira geração do Citroën Berlingo e tem poucos componentes exclusivos

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 7 jun 2022, 08h03 - Publicado em 7 jun 2022, 07h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Fazendo valer a Stellantis, empresa que surgiu da fusão entre a Fiat Chrysler (FCA) e a PSA Peugeot Citroën, a terceira geração da Fiat Doblò estreia agora na Europa sem ser algo inteiramente novo, ainda que a versão elétrica seja uma novidade.

    Na verdade, trata-se de mais uma variação da terceira geração do Citroën Berlingo, lançada em 2018 e que também é vendida como Peugeot Rifter/Partner, Opel Combo Life e Toyota ProAce City Verso.

    É a velha estratégia chamada “rebadge”, que consiste em não fazer muito mais do que trocar os logotipos da marca que vai vender o veículo. Foi assim que o Fiat Fiorino virou Peugeot Partner Rapid no Brasil. No caso do novo Fiat Doblò, a parte superior do para-choque ainda é exclusiva e tem uma espécie de friso interligando os faróis.

    2022-Fiat-eDoblo
    (Divulgação/Fiat)

    Mas faróis são os mesmos da versão de carga do Berlingo e do ProAce enquanto a parte de baixo do para-choque (sem pintura, por sinal) é compartilhada com ele e com o Partner. O resto da carroceria é comum aos demais, exceto pelos logotipos, pelas rodas aro 16 e pela cor Azul Mediterrâneo, que são exclusivos.

    2022-Fiat-eDoblo
    (Divulgação/Fiat)
    Continua após a publicidade

    O mesmo acontece na cabine, onde o logotipo da Fiat é a única coisa que diz que não se trata de um Citroën Berlingo. O furgão tem quadro de instrumentos digital (importante para a versão elétrica), central multimídia de oito polegadas e head-up display de 5 polegadas, espelho retrovisor digital e teto-solar como opcional.

    Compartilhe essa matéria via:
    2022-Fiat-eDoblo
    (Divulgação/Fiat)

    Como opcional, há o Magic Top, que deixa a cabine com menos aspecto de carro de trabalho e adiciona porta-objetos extras para itens pessoais. Outro opcional é a possibilidade do vidro traseiro abrir de forma independente da tampa. O novo Doblò ainda pode ter até 17 sistemas de assistência ao motorista e com o sistema Grip Control de controle de tração.

    Continua após a publicidade
    2022-Fiat-eDoblo
    (Divulgação/Fiat)

    A versão de carga do novo Doblò é idêntica a de passageiros, mas sem vidros laterais. Enquanto a versão de passageiros estará disponível apenas com chassi curto, a versão de carga terá apenas o chassi longo.

    2022-Fiat-eDoblo
    (Divulgação/Fiat)
    Continua após a publicidade

    O novo Fiat Doblò tem 800 kg de capacidade de carga na versão elétrica e 1.000 kg de capacidade nas versões com motor a combustão, que podem ser um 1.5 turbodiesel em versões de 100 cv e 136 cv ou um 1.2 turbo a gasolina de 110 cv. Só o motor diesel tem câmbio automático de oito marchas como opcional.

    2022-Fiat-eDoblo
    (Divulgação/Fiat)

    Já o chamado Fiat e-Doblò tem sistema elétrico semelhante ao do Peugeot 208 e-GT vendido no Brasil. Seu motor gera 136 cv e 26,5 kgfm e, graças a bateria de 50 kWh permite uma autonomia de até 280 km (WLTP). A velocidade máxima é limitada a 130 km/h.

    2022-Fiat-eDoblo
    (Divulgação/Fiat)
    Continua após a publicidade

    Rebadge é algo comum para a Fiat e as fabricantes francesas. Desde 1994 (muito antes da criação da Stellantis) a Fiat Ducato é vendida como Citroën Jumper e Peugeot Boxer.

    2022-Fiat-eDoblo
    (Divulgação/Fiat)

    Além disso, os furgões menores Citroën Jumpy e Peugeot Expert em breve ganharão a companhia do Fiat Scudo no Brasil. Como os demais, o furgão da Fiat será montado no Uruguai e vendido no Brasil em versões de carga e passageiros. Os três ainda receberão o novo motor 1.5 turbodiesel de 136 cv.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.