Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Nova Ford Maverick Lobo é versão esportiva rebaixada de fábrica

Picape manteve o motor 2.0 turbo de 241 cv, recebendo ajustes na suspensão e freios do Focus ST

Por Nicolas Tavares
5 ago 2024, 19h00
Ford Maverick Lobo 2025
Ford Maverick Lobo 2025 (Divulgação/Ford)
Continua após publicidade

Desde que foi lançada em 2021, a Ford Maverick sempre teve uma versão mais esportiva em estudos. Demorou, mas ela chegou junto com a reestilização da picape intermediária, com o nome “Lobo” e que buscou inspiração nas caminhonetes rebaixadas da década de 1980.

A nova Maverick Lobo tem mudanças na suspensão, freios e direção, para melhorar a dinâmica e a estabilidade, porém sem modificações no motor 2.0 turbo.

De acordo com a Ford, a Maverick Lobo começou a tomar forma em 2019, quando o designer Josh Blundo entrou na empresa e, ao ver um modelo em clay da picape, começou a fazer algumas modificações para visualizar uma variante preparada, adicionando rodas, difusor traseiro e uma carroceria alargada. Esta ideia virou realidade com um modelo especial feito pela Tucci Hot Rods em 2021. A boa repercussão fez com que a Ford finalmente aprovasse o projeto.

Ford Maverick Lobo 2025
Ford Maverick Lobo 2025 (Divulgação/Ford)

Para tornar-se uma picape esportiva com foco no asfalto, os engenheiros colocaram uma suspensão rebaixada com molas e amortecedores ajustados para o uso nas ruas. A Maverick Lobo é 13 milímetros mais baixa na frente e 29 mm na traseira, o que reduziu a altura total em 20 mm. As rodas de 19 polegadas agora usam freios com pinças de pistão duplo usadas também pelo Focus ST.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Foi adicionado um novo sistema de vetorização de torque, disponível somente ao ativar o modo de condução Lobo. A vetorização é feita por uma unidade de embreagem dupla na traseira igual ao do Bronco Sport, enviando o torque para a roda de fora na curva, aumentando a estabilidade e velocidade, além de reduzir o subesterço.

Ford Maverick Lobo 2025
Ford Maverick Lobo 2025 (Divulgação/Ford)
Continua após a publicidade

Porém, o modo Lobo é recomendado somente para o uso em circuitos, pois reduz as invervenções do controle de estabilidade. A Ford compara este modo ao Track Mode do Mustang.

O motor 2.0 EcoBoost a gasolina de 241 cv e 38 kgfm de torque foi mantido. A diferença está na caixa de câmbio, deixando de lado a transmissão automática de 8 marchas para adotar a de 7 posições usada pelo Focus ST, com paddle shifters atrás do volante. Virá de série com tração integral.

Continua após a publicidade
Ford Maverick Lobo 2025
Ford Maverick Lobo 2025 (Divulgação/Ford)

A parte visual não é tão agressiva quando se esperava. Traz uma grade própria com aletas verticais e um para-choque mais fechado, pintado na cor do veículo. O item mais curioso são as rodas de 19 polegadas, no estilo das Turbofan da década de 1980, quase que totalmente fechadas e pintadas de preto. E, é claro, não podia faltar o teto preto.

Por enquanto, a Ford Maverick Lobo é exclusiva para o mercado norte-americano e começará a ser vendida somente em 2025. Os preços ainda não foram divulgados.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.