Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Nova Ford Ranger híbrida plug-in é mais potente que as V6 contra BYD Shark

Revelada na Alemanha, a tão aguardada Ranger com sistema híbrido plug-in tem poucas alterações visuais, mas mecânica totalmente nova

Por Lucas Parente
Atualizado em 16 set 2024, 20h50 - Publicado em 16 set 2024, 17h15
Ford-Ranger-Stormtrack-PHEV (3)
Ford Ranger Stormtrack PHEV (Divulgação/Ford)
Continua após publicidade

A nova Ford Ranger híbrida plug-in é a grande atração da fabricante no IAA Transportation, evento dedicado a veículos comerciais que acontece nesta semana em Hannover, na Alemanha. A picape não tem diferenças visuais significativas, mas usa seu conjunto elétrico para ser mais forte que as versões V6 vendidas no Brasil.

Em alguns mercados, a Ranger plug-in poderá representar uma ameaça à BYD Shark. Isso porque usa o conhecido motor 2.3 EcoBoost a gasolina em conjunto com um motor elétrico de 102 cv localizado dentro da transmissão. A potência combinada é de 279 cv e o torque chega aos 70,3 kgfm, superando a Ranger V6 turbodiesel.

Ford Ranger Stormtrack PHEV
Ford Ranger Stormtrack PHEV (Divulgação/Ford)

Sua principal vantagem é técnica: como o motor elétrico está posicionado antes do câmbio automático de 10 marchas, o sistema de tração 4×4 é praticamente o mesmo, totalmente mecânico. Com isso, o motor elétrico é capaz de ter seu torque imediato distribuído para todas as rodas. De acordo com a Ford, esse sistema “diminui a complexidade do trem de força”.

Ford Ranger Stormtrack PHEV
Ford Ranger Stormtrack PHEV (Divulgação/Ford)
Continua após a publicidade

Já sabíamos que a Ranger PHEV poderia rodar até 50 km apenas no modo elétrico. A responsável por isso é uma bateria de 11,8 kWh. O tempo de carregamento é de menos de quatro horas, de acordo com a Ford. A autonomia combinada ainda não foi divulgada.

Compartilhe essa matéria via:

A cabine da versão híbrida mantém o mesmo padrão das outras variantes, com mesmo nível de acabamento, além das duas grandes telas, de instrumentos e a central multimídia vertical. Os sistemas de assistência de direção estão mantidos.

Continua após a publicidade
Ford Ranger Stormtrack PHEV
Ford Ranger Stormtrack PHEV (Divulgação/Ford)

A nova Ranger PHEV tem capacidade de reboque de até 3.500 kg, sistema de tração integral com caixa de transferência e diferencial blocante do eixo traseiro. Há, também, diversos pontos de energia na cabine e na caçamba, que podem alimentar outros dispositivos elétricos.

Ford Ranger Stormtrack PHEV
Ford Ranger Stormtrack PHEV (Divulgação/Ford)
Continua após a publicidade

Nova versão Stormtrack

Junto as especificações da Ranger PHEV, a Ford também revelou uma série especial de lançamento da picape híbrida. Trata-se da Ranger Stormtrack, uma versão que terá alguns elementos visuais e de acabamento personalizados.

A variante de estreia vem equipada com novas rodas de 18”, grade frontal exclusiva, arcos de rodas ajustados, adesivos laterais e duas opções de pintura: Preto Agate e Cinza Chill (fotos acima).

Ford Ranger Stormtrack PHEV
Ford Ranger Stormtrack PHEV (Divulgação/Ford)
Continua após a publicidade

Ainda tem faróis de leds matriciais, câmeras de visão 360° e sistema de som premium assinado pela Bang & Olufsen.

A nova picape da Ford já foi confirmada para Europa, Austrália e Nova Zelândia. Nestes mercados da Oceania, terá de enfrentar a BYD Shark e sua tração 4×4 que dispensa o cardã, por ter motor elétrico traseiro. Ainda não há planos para vender a Ranger PHEV na América do Sul.

Ford-Ranger-Stormtrack-PHEV (2)
(Divulgação/Ford)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.