Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Nova geração da Volkswagen Golf Variant é perua sem medo dos SUVs

A novidade é para o mercado europeu, onde o segmento das peruas ainda é forte

Por Joaquim Oliveira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 mar 2021, 14h23 - Publicado em 8 set 2020, 19h00
golf variant 2021
Nova Variant é a versão perua do Golf da oitava geração (Divulgação/Volkswagen)

Ao contrário do Brasil, onde o número de fãs de peruas é cada vez menor (assim como a oferta de modelos), na Europa, esse é um segmento ainda forte, que resiste bravamente à onda dos SUVs que tomou todos os mercados. 

Por isso, as fábricas continuam renovando sua oferta, como é o caso de VW que apresentou hoje, na Alemanha, a nova Golf Variant, versão station do hatchback Golf de oitava geração.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Uma das principais razões para comprar uma perua deve-se à necessidade de espaço e funcionalidade adicionais para bagagens e, neste particular, a nova geração Golf Variant tem dois trunfos importantes.

Golf Variant 2021
A perua cresceu 35 cm no comprimento, em relação a sua antecessora (Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

A perua cresceu impressionantes 35 cm em comprimento (que passa a ser de 4,63 metros) e também 6,6 cm na distância entre-eixos face à antecessora. Altura e largura são semelhantes nas duas carrocerias.

A principal vantagem é que o espaço para pernas é agora mais generoso, principalmente na segunda fila de bancos, onde passou de 90 para 94 cm. 

O porta-malas aumentou pouco. Passou de 605 para 611 litros.

Golf Variant
A capacidade do porta-malas aumentou apenas 6 litros (Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

O compartimento de bagagem tem ganchos para fixar bolsas, anéis de fixação e iluminação. No lado direito, há duas tomadas: de 12V e 230V. 

E, não falta também, o sistema de abertura automática, daqueles que o  motorista precisa passar o pé abaixo do para-choque traseiro.  

O painel de bordo é em tudo similar ao do novo Golf de 5 portas, o que quer dizer que é num ambiente muito digitalizado e conectado como é cada vez comum, na Europa.

Golf Variant 2021
O painel, com formato horizontal, é digital e conectado (Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

O mesmo se pode dizer relativamente aos equipamentos de assistência à condução, como leitor de placas, alerta de ponto cego, frenagem de emergência e piloto automático adaptativo, entre outros.

No que diz respeito à motorização, a perua terá as mesmas opções do hatchback Golf, entre elas as duas movidas a gasolina, derivadas do motor 1.5 TSI (130 e 150 cv) e duas versões diesel do motor 2.0 TDI (115 e 150 cv) e também uma híbrida GTE, do tipo plug-in, neste primeiro momento de lançamento.

A fábrica ainda não divulgou os preços, mas espera-se que a perua custe cerca de 1.500 euros (arredondando, R$ 9.000) a mais que o Golf em versões correspondentes. 

Golf Variant 2021
Haverá versão híbrida e também aventureira AllTrack (foto) (Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

Tal como no Golf VII (desde 2015) existirá em vários mercados internacionais uma versão com “ares” de SUV e também algumas competências, chamada Alltrack.

Dispõe de tração às quatro rodas de série, altura ao solo mais elevada e retoques estéticos provenientes do mundo das trilhas, principalmente visíveis nos para-choques, proteções de plástico na zona inferior da carroçaria e detalhes no interior.

A chance da Golf Variant vir para o Brasil é zero. A geração anterior foi comercializada no país entre 2015 e 2109. Mas, agora, com volume de vendas baixo e com o euro cotado a mais de R$ 6,00, não tem condições. 

Por esses mesmos motivos, a VW encerrou a importação do sedã Passat para o país, no mês passado.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.