A estratégia não é nova. Faz alguns bons anos que a Honda mostra um carro conceito para antecipar o Civic que está por vir. A prévia da 11a geração geração do sedã médio foi revelada no fim da noite de ontem durante… Uma live de Fortnite.
A Black Friday já começou na Quatro Rodas! Clique aqui e assine por apenas R$ 5,90
Se na nossa visão o Honda Civic é um carro mais maduro, nos Estados Unidos ele briga em uma faixa de preço de carros comprados por jovens. Daí vem a justificativa desta ação.
Só tem um probleminha: este novo Civic ainda aparenta ser mais conservador do que aquele que está nas lojas agora.
A impressão que se tem desde os primeiros flagras e das imagens de registros de patentes é que o Honda Civic 2022 está muito mais parecido com o Honda Accord, o sedã médio-grande da marca japonesa e que, este sim, tem um público mais maduro ao redor do mundo.
Não é de surpreender, porém. As últimas gerações oscilaram entre a ousadia do famoso New Civic, a falta de inspiração da nona geração e a esportividade da décima geração. O recuo agora, porém, é menor.
Chama atenção como a grade dianteira está menor e estreita, formando uma faixa que interliga os faróis. Não há qualquer barra cromada acima dela, apenas uma grande faixa de para-choque que se encontra com o capô. Mais para baixo há uma grande tomada de ar e molduras que ocupam o espaço que seria dos faróis de neblina.
Atrás, a tampa do porta-malas já tem formato para substituir um spoiler e as lanternas estão maiores e mais volumosas. Na verdade, já há quem compare o estilo das luzes de leds com as do Volkswagen Jetta. Boa parte das lanternas são ocupadas por uma área preta neste protótipo.
No para-choque, refletores ficam em um nicho horizontal bem estreito e as duas saídas de escape são destacadas por molduras pretas.
A Honda ainda adiantou, por meio de um esboço, como será o painel do novo Honda Civic. Também houve um esforço para deixar as linhas mais simples e horizontais e é interessante observar a grade de colmeia nas saídas de ar-condicionado, que vão de ponta a ponta como no HR-V. E a central multimídia passa a ficar em destaque no topo do painel.
Este novo Honda Civic será lançado nos Estados Unidos em 2021 já como linha 2022. Se for seguir as gerações passadas, não demorará menos de um ano para ser lançado no Brasil, mas a situação atual, de pandemia, real desvalorizado e, principalmente, redução na participação dos sedãs médios nas vendas, coloca em xeque sua produção no Brasil.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.