Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Prorrogamos a Black: Assine por apenas 5,99

Nova geração do Hyundai Sonata tem frente de Fusion e traseira de Civic

Modelo 2020 tem carroceria de contornos esportivos. Mas não há previsão de início de vendas no Brasil

Por Péricles Malheiros
7 mar 2019, 17h57 •
  • Large-35792-HyundaiMotorSharesFirstGlimpseofAll-NewSonata
    Tudo novo no Sonata 2020 (Divulgação/Hyundai)

    A apresentação oficial do novo Sonata está marcada para a próxima edição do Salão de Nova York, em abril, mas algumas imagens já foram liberadas pela Hyundai.

    Completamente renovado, o Sonata abandona o perfil pacato e adquire uma personalidade explicitamente mais radical. A começar pela carroceria, que não chega a ser de um sedã-cupê, mas que também passa longe de um três-volumes convencional.

    Large-35789-HyundaiMotorSharesFirstGlimpseofAll-NewSonata
    DRL de led que avança em direção ao para-brisa é o elemento mais chamativo (Divulgação/Hyundai)

    Nada convencional também são os faróis, cujo DRL (luzes de condução diurna) se estende da base, em direção ao para-brisa, por meio de uma longa barra luminosa, vizinha à linha que divide a tampa do capô e os para-lamas.

    Continua após a publicidade

    A grade hexagonal ainda está lá, mas os novos layout e proporções fazem lembrar a dianteira dos Ford – note como ele guarda certa semelhança com o Fusion, por exemplo.

    Large-35793-HyundaiMotorSharesFirstGlimpseofAll-NewSonata
    Não há como negar: layout da traseira lembra o do Honda Civic (Divulgação/Hyundai)

    No entanto é na traseira que o Sonata de oitava geração mais carece de personalidade. Não há quem não se lembre do Civic ao ver as lanternas em formato de bumerangue do novo Hyundai. A diferença é que, no coreano, a linha inferior das peças se comunica por uma longa barra de leds. A superior, por sua vez, se funde com o aerofólio, estampado diretamente na tampa do porta-malas.

    Continua após a publicidade

    Além do estilo sedã-cupê, a carroceria tem a esportividade acentuada por conta das dimensões: está com uma altura menor em 30 mm e comprimento alongado em 45 mm, dos quais 35 mm aplicados entre os eixos.

    Large-35791-HyundaiMotorSharesFirstGlimpseofAll-NewSonata
    Volante tem arco inferior. Tela central agora flutua vizinha ao quadro de instrumentos (Divulgação/Hyundai)

    Um tanto chamativo por fora, o Sonata é mais contido por dentro. A tela central, que antes ficava separada do quadro de instrumentos por um difusor de ar, agora está praticamente integrada, pois os difusores são estreitos e horizontais.

    Continua após a publicidade
    Large-35796-HyundaiMotorSharesFirstGlimpseofAll-NewSonata
    Perfil mais radical: Hyundai parte em busca de consumidores mais jovens (Divulgação/Hyundai)

    Quanto aos equipamentos já se sabe que ao menos a versão topo de linha do Sonata 2020 irá oferecer um sistema de acesso ao carro e partida do motor por meio de um aplicativo de celular, via tecnologia NFC, de aproximação.

    A última virada de geração do Sonata aconteceu em 2014. Consultado sobre a vinda do Sonata 2020, o Grupo Caoa, responsável pelos Hyundai importados no Brasil, disse não ter, por enquanto, nada a comentar sobre essa possibilidade.

    Large-35797-HyundaiMotorSharesFirstGlimpseofAll-NewSonata
    Lanternas são interligadas tanto em cima (pelo aerofólio) quanto embaixo (pela barra de leds) (Divulgação/Hyundai)
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.