Nova geração do Kia Sportage desafia as regras do design – de propósito
O SUV, ainda sem data para chegar ao Brasil, foi quase que inteiramente redesenhado pela empresa sul-coreana para ter um visual mais moderno
Nesta terça-feira (8), a Kia divulgou imagens oficiais do novo visual da quinta geração do Sportage. A nova versão foi revelada em sua forma internacional como um modelo 2022.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Ele foi apresentado anteriormente no Salão de Guangzhou, na China, mas a imagem oficial divulgada pela empresa mostra um modelo muito mais ousado, inclusive com o novo emblema da Kia e com linhas bem distintas das versões anteriores do Sportage.
O SUV, que será lançado ainda este ano em alguns mercados, terá uma especificação europeia que deve aparecer por volta de setembro. Além disso, ele receberá uma versão norte-americana que terá o apelido de 2023MY. Ainda não há previsão para a chegada ao mercado brasileiro.
Quando comparado ao seu predecessor, não há como negar que o visual escolhido pela empresa sul-coreana é ousado e vai gerar polêmica. A marca afirma que o exterior do novo Sportage “desafia as normas de design e move a identidade do SUV para a próxima geração ao mesmo tempo que homenageia sua rica herança”
Ao bater o olho no novo Sportage, o para-choque dianteiro já chama a atenção. A grade possui um aspecto mais agressivo, com uma divisão inferior com malha preta. Aos lados, estão dois faróis em formato de bumerangue que completam o controverso visual dianteiro.
Uma das novidades externas é a opção de cor diferente para o teto. Na imagem divulgada do Sportage branco, o teto está pintado em preto, o que poderá ser escolhido pelo comprador.
Na parte traseira, os designers da Kia não ousaram tanto. As lanternas extrapolam os limites do porta-malas e possuem um design novo. O difusor também passou por alterações no seu conceito, com a inclusão de entradas de ventilação.
O cliente que estiver procurando um design ainda mais ousado terá a opção do Sportage X-Line. A versão, que promete transmitir confiança e versatilidade, terá um para-choque exclusivo, soleiras laterais e até um rack no teto. Os compradores poderão escolher entre assentos pretos ou verde acinzentados assim como acolchoado ousado e acabamentos em madeira de metal preto.
Ao entrar no Sportage, é possível identificar inspirações no visual do Sorento. No centro do painel há uma tela curva sensível ao toque, utilizada como central multimídia que parece unida ao painel de informações do motorista. Ela está rodeada por grandes saídas de ar que ocupam um espaço considerável do painel do SUV.
Entre o assento do motorista e do passageiro entra um console central remodelado com espaço para armazenamento, configuração do sistema operacional do modelo, porta-copos e até interruptores. Ele tem um botão rotativo e um seletor de modo de direção, além dos controles para ventilação e aquecimento dos bancos.
A empresa não divulgou informações sobre a mecânica da nova versão, mas foram avistados modelos híbridos plug-in da Kia em teste na Alemanha. Maiores detalhes devem ser divulgados em breve, antes do lançamento da versão europeia, em setembro.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital