Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Nova geração do Renault Sandero será um Clio simplificado e chega em 2022

Nova geração do hatch compacto terá tamanho do VW Polo, plataforma do Clio e motores 1.0 e 1.3 turbo

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 set 2020, 13h48 - Publicado em 5 set 2020, 12h59
Sandero Stepway Frente_fundo_infinito
A base do Sandero é será a mesma do Clio, mas até o design é simplificado (Renato Aspromonte/Quatro Rodas)

Faz pouco mais de um ano que o Renault Sandero passou por sua terceira reestilização no Brasil. Mas o visual atualizado, novos equipamentos e a estreia do câmbio automático CVT não escondem que seu projeto está prestes de completar 13 anos.

Se serve de alento, a nova geração do compacto já está pronta. A Dacia, marca de baixo custo da Renault e com sede na Romênia, está prestes de apresentar os novíssimos Sandero, Stepway e Logan.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

E o melhor é que desta vez eles usam a mesma plataforma da mais nova geração do Renault Clio europeu, a CMF-B, ainda que simplificada.

8b23d676-2bb1-4b6e-8610-534ec2f224aa
Versão Dacia terá grade com barras horizontais e elementos mais retos (Reprodução/Internet)

O Grupo Renault está empenhada em substituir a plataforma B0, lançada pelo Logan em 2004 (2007 no Brasil), pela arquitetura CMF-B, que deverá estar presente em metade dos carros do grupo (que inclui Renault, Nissan, Dacia e Mitsubishi) até 2024.

Continua após a publicidade

Na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR) a nova família é representada por dois codinomes: Projetos XJF e XJI.

Novos Sandero e Logan
Teaser permite ver o formato da carroceria dos novos compactos (Reprodução/Internet)

Aproveitamos os teasers divulgados pela Dacia para ensaiar como será a versão Renault do novo Sandero, cujo lançamento no Brasil está previsto para 2022.

Continua após a publicidade

Em geral, a simplificação nos carros compactos está mais relacionada aos materiais de acabamento, isolamento e, principalmente, aos equipamentos disponíveis. Tanto que a carroceria do novo Sandero guarda muitas semelhanças com o Clio em pontos chave da carroceria, como colunas e desenho das portas.

Mas não espere por elementos de design mais complexos, como as maçanetas das portas traseiras escondidas na coluna C ou prolongamentos de leds a partir dos faróis. Mas os faróis do novo Sandero terão leds, assim como as lanternas – que avançam sobre a tampa do porta-malas mas é uma única peça.

Continua após a publicidade
fae0cf9e-07ee-4bbf-b0e4-609fb6eebc6a
A Dacia também revelou os faróis e lanternas do novo Sandero (Reprodução/Internet)

Outra diferença importante está no capô, mais elevado e com dois relevos longitudinais bem marcados.

Como hoje até mesmo a versão automática (a Renault tirou de linha as versões Zen 1.6 e Intense 1.6 com câmbio CVT e restou apenas a 1.6 GT Line) tem molduras nas caixas de roda, já ensaiamos o visual da versão Stepway, que também terá barras longitudinais no teto, nicho dos faróis de neblina maior e plástico metalizado na base do para-choque dianteiro. 

Continua após a publicidade

Os Sandero e Logan são reconhecidos pelo amplo espaço interno e pelo grande porta-malas, e isso não deverá mudar. O Renault Clio europeu tem 2,58 m de entre-eixos (0,7 cm a menos que o Sandero atual) e 4,05 m de comprimento (2 cm menor que o Sandero e exatamente a mesma medida do VW Polo).

Sandero Stepway Frente_fundo_infinito
(Renato Aspromonte/Quatro Rodas)

Na mecânica, nova família de Sandero e Logan deve manter nas versões de entrada o motor 1.0 SCe naturalmente aspirado 12V flex de 82 cv. A divisão indiana da Renault ainda trabalha em uma versão turbo deste motor, que seria chamada de 1.0 TCe e substituiria o atual motor 1.6 16V de origem Nissan.

Continua após a publicidade

O Sandero R.S. não será esquecido. A ele caberá o motor 1.3 TCe turbo flex com potência na casa dos 170 cv e injeção direta de combustível. O novo motor será ligado aos câmbios manual e ao automático do tipo CVT – conjunto que estreia no ano que vem com o novo Captur 2021.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Nova geração do Renault Sandero será um Clio simplificado e chega em 2022

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.