Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Nova geração do Sandero vai mal em teste de impacto na Europa

Terceira geração do compacto conseguiu apenas duas estrelas em teste feito pela Euro NCAP e órgão aponta 'falta de vontade' da montadora

Por Igor Macario
Atualizado em 13 Maio 2021, 13h55 - Publicado em 14 abr 2021, 19h33
sandero
Sandero perdeu pontos na proteção a pedestres e em equipamentos de segurança (Euro NCAP/Divulgação)

O Sandero ganhou uma nova geração na Europa, com direito a uma nova plataforma derivada do Renault Clio, mas continua enfrentando problemas na hora de ter sua segurança testada. O novo Sandero passou pelos ensaios da última bateria de testes do Euro NCAP, que também jogou contra a parede (e outros obstáculos) os novos Volkswagen ID.4 e Skoda Enyaq. O Sandero fechou a conta com apenas duas estrelas.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Segundo a entidade, o problema nem está tanto na proteção aos ocupantes dentro do carro, onde o modelo conseguiu 70% de proteção para adultos e 72% para crianças. Mas perdeu pontos para proteção a pedestres e em equipamentos de segurança ativa, categorias onde conseguiu apenas 41 e 42% respectivamente.

sandero
Sandero foi relativamente bem na proteção aos ocupantes (Euro NCAP/Divulgação)

O Euro NCAP até declarou que, se fossem considerados apenas os resultados do teste de colisão, o Sandero teria potencial para chegar a quatro estrelas, ainda uma abaixo da nota máxima.

Segundo o órgão, “um resultado de duas estrelas mostra pouca ambição da marca, mesmo para um produto de baixo custo”. Ainda de acordo com o NCAP, a tecnologia já evoluiu e os novos modelos vêm usando de mais artefatos para evitar acidentes.

sandero
Euro NCAP considerou ineficientes os esforços da Dacia para tornar modelo seguro (Euro NCAP/Divulgação)

Para o secretário geral do Euro NCAP, Michiel van Ratinger, a decisão da Dacia, fabricante romena responsável por Sandero e Logan europeus, de não oferecer uma câmera para detectar pedestres ou veículos à frente é decepcionante. “A Dacia também sabe que seus carros logo terão que atender às novas Regras Gerais de Segurança”, completou o executivo.

Na mesma bateria de testes, ID.4 e Enyaq conseguiram a nota máxima, que também gerou comentários positivos da entidade. “Skoda e VW, por outro lado, mostraram o que pode ser conseguido, e aplaudimos as marcas por oferecer a seus consumidores o maior nível de segurança possível”.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Continua após a publicidade
CAPA 743
(Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.