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Nova geração do Sandero vai mal em teste de impacto na Europa

Terceira geração do compacto conseguiu apenas duas estrelas em teste feito pela Euro NCAP e órgão aponta 'falta de vontade' da montadora

Por Igor Macario
Atualizado em 13 Maio 2021, 13h55 - Publicado em 14 abr 2021, 19h33
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Sandero perdeu pontos na proteção a pedestres e em equipamentos de segurança (Euro NCAP/Divulgação)

O Sandero ganhou uma nova geração na Europa, com direito a uma nova plataforma derivada do Renault Clio, mas continua enfrentando problemas na hora de ter sua segurança testada. O novo Sandero passou pelos ensaios da última bateria de testes do Euro NCAP, que também jogou contra a parede (e outros obstáculos) os novos Volkswagen ID.4 e Skoda Enyaq. O Sandero fechou a conta com apenas duas estrelas.

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Segundo a entidade, o problema nem está tanto na proteção aos ocupantes dentro do carro, onde o modelo conseguiu 70% de proteção para adultos e 72% para crianças. Mas perdeu pontos para proteção a pedestres e em equipamentos de segurança ativa, categorias onde conseguiu apenas 41 e 42% respectivamente.

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Sandero foi relativamente bem na proteção aos ocupantes (Euro NCAP/Divulgação)
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O Euro NCAP até declarou que, se fossem considerados apenas os resultados do teste de colisão, o Sandero teria potencial para chegar a quatro estrelas, ainda uma abaixo da nota máxima.

Segundo o órgão, “um resultado de duas estrelas mostra pouca ambição da marca, mesmo para um produto de baixo custo”. Ainda de acordo com o NCAP, a tecnologia já evoluiu e os novos modelos vêm usando de mais artefatos para evitar acidentes.

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Euro NCAP considerou ineficientes os esforços da Dacia para tornar modelo seguro (Euro NCAP/Divulgação)

Para o secretário geral do Euro NCAP, Michiel van Ratinger, a decisão da Dacia, fabricante romena responsável por Sandero e Logan europeus, de não oferecer uma câmera para detectar pedestres ou veículos à frente é decepcionante. “A Dacia também sabe que seus carros logo terão que atender às novas Regras Gerais de Segurança”, completou o executivo.

Na mesma bateria de testes, ID.4 e Enyaq conseguiram a nota máxima, que também gerou comentários positivos da entidade. “Skoda e VW, por outro lado, mostraram o que pode ser conseguido, e aplaudimos as marcas por oferecer a seus consumidores o maior nível de segurança possível”.

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CAPA 743
(Arte/Quatro Rodas)
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