Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Novo Subaru WRX tem novo motor de 275 cv e central multimídia gigante

Quinta geração do WRX foi apresentada pela empresa com motor de 275 cv, versão GT e central multimídia de mais de 11 polegadas

Por Pedro Henrique Oliveira
Atualizado em 11 set 2021, 10h00 - Publicado em 10 set 2021, 20h22
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Subaru WRX 2022 laranja visto 3/4 de frente
    A quinta geração do sedã da Subaru deve chegar aos Estados Unidos somente em 2022 (Divulgação/Subaru)
    Subaru WRX 2022 laranja visto 3/4 de frente
    A quinta geração do sedã da Subaru deve chegar aos Estados Unidos somente em 2022 (Divulgação/Subaru)

    O tempo de espera foi maior do que deveria. A nova geração do Subaru WRX deveria ter sido apresentada no Salão de Nova York, no final de agosto. Isso se o evento não tivesse sido cancelado devido ao avanço da variante Delta do novo coronavírus. Mas valeu à pena: ainda que atualizado e mais potente, o sedã esportivo preservou sua receita de sucesso. 

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    Na verdade, a fabricante japonesa diz que o WRX 2022 terá os maiores avanços em design e desempenho em seus quase 20 anos de história. Essa afirmação começa a ser provada pela nova motorização. 

    Continua após a publicidade
    Motor do Subaru WRX 2022
    O novo motor é um 2.4 boxer turbo e tem adição de 5 cv quando comparado ao anterior (Divulgação/Subaru)

    O Subaru WRX 2022 recebeu o motor 2.4 boxer turbo capaz de entregar até 275 cv e 35,7 kgfm. Ele substitui o antigo 2.0 boxer turbo que entregava cerca de 5 cv a menos. O novo motor é combinado à já conhecida transmissão manual de seis velocidades que passou por ajustes para se tornar mais precisa.

    Além dela, a novidade é a opção de um câmbio automático que, de acordo com a marca, sobe da segunda para a terceira marcha 30% mais rápido e as reduções são feitas 50% mais rápido. A regra clássica continua: todas as versões têm tração integral e vetorização ativa de torque.

    Subaru WRX 2022 branco visto 3/4 de frente
    A marca ainda não deu detalhes sobre o a versão mais potente STI, que deve chegar em segundo momento (Divulgação/Subaru)

    Ainda em relação à mecânica do modelo, a nova geração conta com a plataforma global Subaru, que dizem ter melhorado a dinâmica do sedã. O chassi se tornou mais firme e a rigidez torcional aumentou em 28%. Fora isso, o WRX ganhou uma barra estabilizadora conectada à parte de trás da carroceria, e a suspensão foi melhorada.

    Continua após a publicidade

    Quanto ao visual, a parte dianteira recebe uma grande hexagonal com o emblema da marca centralizado. Os faróis são mais “afiados”, seguindo o recorte dado ao para-choque dianteiro, que é dividido entre a cor preta e a cor da carroceria. Ainda na frente, o capô continua com a abertura central em formato scoop. 

    Subaru WRX 2022 laranja visto de lado
    Os faróis ficaram mais afiados e o scoop no capô permaneceu para a nova versão (Divulgação/Subaru)

    Nas laterais, o WRX recebe relevos acima das rodas traseiras que dão a impressão de que o sedã está mais largo. Acima das rodas, detalhes pretos completam o visual do eixo. Entretanto, o design das laterais foi o que menos sofreu alterações.

    A parte traseira conta agora com lanternas mais largas, com formato quase triangular e conectadas por uma linha preta. Acima da linha está um pequeno spoiler. O difusor continua com as quatro saídas de escapamento, mas se tornou maior e mais agressivo. 

    Subaru WRX 2022 azul visto 3/4 de trás
    As maiores mudanças no visual ficaram na traseira, com um difusor protuberante, lanternas novas e um pequeno spoiler (Divulgação/Subaru)

    Por último, o modelo pode ser equipado com rodas de liga leve de aro 17 ou 18. Se unem a elas freios a disco ventilados nos dois eixos.

    Ao entrar no modelo, o interior é quase todo em preto, feito de fibra de carbono, mas possui acabamento com costura vermelha. O volante é revestido em couro, mas o destaque fica para a central multimídia vertical de 11,6 polegadas com conectividade com Apple CarPlay e Android Auto. 

    Subaru WRX 2022 laranja visto 3/4 de trás e por cima
    Os valores do modelo ainda não foram divulgados pela marca (Divulgação/Subaru)

    Além do reconhecimento de voz, o sistema de som é da americana Harman-Kardon com 11 alto-falantes para que o som seja igual para todos dentro do sedã. 

    Painel do novo Subaru WRX visto da primeira fileira
    Uma das principais novidades é a central multimídia vertical de 11,6 polegadas (Divulgação/Subaru)

    Para a quinta geração do WRX, a Subaru adicionou a versão GT, que será topo da linha. A configuração conta com o câmbio automático, mas também com novos amortecedores controlados eletronicamente. O motorista pode escolher entre os modos Comfort, Normal e Sport. Além disso, ele terá os bancos Recaro e detalhes em fibra de carbono no volante.

    Continua após a publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Quatro Rodas

    Capa quatro rodas 748 agosto 2021
    Capa quatro rodas 748 agosto 2021 A edição 748 de QUATRO RODAS já está nas bancas! ()
    Clique e Assine
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.