Nova Nissan Frontier chega ao Brasil na versão mais completa
Com motor 2.3 a diesel biturbo, câmbio automático e tração integral, configuração mais equipada sai por R$ 166.700
Apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo do ano passado, a nova geração da Nissan Frontier está com quase tudo pronto para seu lançamento ainda em março. O primeiro lote começou a ser distribuído nas concessionárias e o preço já foi definido: R$ 166.700 para a versão topo de linha, única que será vendida neste ano.
A décima segunda geração da Frontier (quarta vendida no Brasil) não perdeu traços brutos e volumes bem definidos, mas aparenta ser maior. Só aparenta: com 5,25 m de comprimento, é apenas 2 cm maior que a antiga e 3 cm mais baixa, com 1,75 m de altura. A largura manteve os 1,85 m da anterior.
Na mecânica, sai de cena o motor 2.5 turbo diesel para dar lugar ao novo 2.3 diesel biturbo de 190 cv e cerca de 46 mkgf de torque. Nesta primeira versão importada, o câmbio será sempre um automático de sete marchas com opção de trocas sequeciais (que a antiga, de cinco, não tinha) e tração 4×4.
Entre os equipamentos de série, figuram partida sem chave, ar-condicionado automático de duas zonas, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, assistente para descidas, airbags dianteiros, luzes diurnas de LEDs, central multimídia com tela de 6,2″, câmera de ré e sensor de estacionamento.
A estratégia de lançamento é semelhante com a adotada pela geração anterior, que foi importada da Espanha e da Tailândia apenas na versão topo de linha antes de ser nacionalizada.
A diferença é que esta nova geração será importada do México este ano para depois ser importada da Argentina, onde será produzida junto das irmãs Renault Alaskan (que chega ao Brasil em 2018) e Mercedes Classe X (a ser lançada oficialmente no Salão de Genebra).
Ainda em estoque, a geração anterior da picape média deixou de ser produzida no Paraná nos últimos meses de 2016.
O preço de R$ 166.700 para a nova Frontier topo de linha seria comparável ao valor das versões intermediárias SRV da Toyota Hilux (R$ 168.670), LTZ da Chevrolet S10 (R$ 162.720) e XLT da Ford Ranger (R$ 169.090), o que pode indicar uma aposta no custo-benefício por parte da Nissan.