A BYD vai melhorar ainda mais a eficiência de seus carros híbridos. Isso porque a montadora anunciou a quinta geração da sua arquitetura DM, que estreia na China nos sedãs Qin L DM-i e Seal 06 DM-i.
Segundo a montadora, sua arquitetura recebeu otimizações no sistema híbrido elétrico, aumentando a densidade de potência em 70,28%, reduzindo perdas de energia e ampliando a eficiência operacional em 92%. Já as baterias Blade foram aprimoradas para os híbridos plug-in, isso aumentou sua densidade de energia em 15,9%.
No geral, a integração entre o trabalho do motor a combustão e do sistema elétrico foi otimizado. O resultado dessas e outras melhorias, como o novo controlador híbrido plug-in “sete em um”, que multiplica as funções e densidade de potência em 18,3%, é o consumo de motocicleta que os novos carros da BYD terão.
Com a nova plataforma, modelos como o Qin L e o Seal 06 prometem um consumo médio de 29 km/l (2,9 l/100 km), podendo chegar a uma autonomia máxima de 2.100 km. Tudo isso com o bônus que os híbridos plug-in têm de poderem rodar alguns quilômetros apenas com os motores elétricos. No caso dos sedãs citados, eles serão vendidos em versões com 80 km e 120 km de alcance elétrico.
Tanto o Qin L, quanto o Seal 06, são equipados com um motor 1.5 de 100 cv e 12,86 kgfm. As versões mais básicas, às de 80 km de autonomia elétrica, tem uma bateria de 10,8 kWh e um motor elétrico de 163 cv e 21,41 kWh. Enquanto isso, a topo de linha tem bateria de 15.874 kWh e um motor elétrico mais potente, que desenvolve 217 cv e 26,51 kgfm.
Os dois sedãs têm propostas parecidas, tendo exatamente o mesmo comprimento de 4,83 m e entre-eixos de 2,79. A diferença é que o Qin L é um pouco mais largo, tendo 1,90 m de largura contra 1,875 m do ‘irmão’. Ambos também possuem as mesmas versões, que são vendidas entre 99.800 a 139.800 yuans, aproximadamente R$ 71.000 e R$ 100.000.l