Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Nova Ram 1200 aparece em testes na Suécia junto com a Fiat Strada

Site americano especializado na Ford flagrou a futura rival na Maverick sob forte camuflagem e faróis diferentes dos que vimos nos protótipos brasileiros

Por João Vitor Ferreira
31 jan 2023, 21h57

Se no começo a Fiat Toro reinou praticamente sozinha entre as picapes intermediárias, agora o segmento está ganhando uma novidade atrás da outra. Tem a Ford Maverick em uma faixa de preço acima e a Chevrolet Montana com preço um pouco mais baixo. Seu sucesso é tão grande que a Stellantis está desenvolvendo outra picape na mesma plataforma.

Trata-se da picape chamada por enquanto de Ram 1200. Será a menor picape Ram vendida no Brasil e a única com produção nacional e ela foi flagrada em testes no frio da Suécia. Curiosamente, as fotos tiradas pelo site americano Ford Authority, mostram o protótipo ao lado de uma Fiat Strada.

Ram 1200
(Renato Aspromonte (REPRODUÇÃO PROIBIDA)/Quatro Rodas)

Testes como esse, no frio extremo, são feitos por praticamente todos os fabricantes nesta época do ano. O objetivo, entre outras coisas, é validar a atuação do controle de estabilidade no gelo. E fazem isso mesmo quando o carro ainda não está com a carroceria definitiva.

Inclusive, é muito provável que a Fiat Strada em testes seja uma unidade com o motor 1.0 turbo do Fiat Pulse, uma das novidades da picape para a linha 2024.

Continua após a publicidade
RAM1200
(Renato Aspromonte/Quatro Rodas)

 

Para não perder a força dentro do segmento que ela mesmo inaugurou, a Stellantis já prepara uma carta na manga. Provavelmente na metade de 2023, estreará no Brasil uma nova picape da RAM, menor que a 1500 e feita sobre a mesma plataforma monobloco Small Wide 4×4 dos Jeep Renegade, Compass e até da própria Toro.

RAM 1200 protótipo
Mula de testes fotografada pelo site americano estava mais bem escondida do que a que vimos no Brasil e traz faróis arredondados (Ford Authority/Reprodução)
Continua após a publicidade

Rodando em testes no Brasil há algum tempo, a possível Ram 1200 ainda só pode ser vista sob forte camuflagem. E mesmo nestas imagens mais detalhadas feitas na Suécia se vê muito pouco do design  além dos seus volumes e das dimensões, que aparentam ser maiores que as de uma Maverick. A Strada ao lado é uma boa referência de tamanho.

Camuflagem leve reforça que a nova picape será uma
Protótipo fotografado no Brasil tem grade a mostra, faróis retangulares e se assemelha mais com design da RAM 1500 (Gabriel Lima/Instagram)

Mas não se deixe enganar por elementos como os faróis redondos, que ainda são os mesmos do Renegade, apenas adaptados na mula de testes. Tanto que a Ram 1200 já foi flagrada em testes no Brasil com um conjunto retangular e mais de acordo com o padrão da Ram. Já a traseira está tão bem camuflada que é possível ver apenas uma pequena porção das luzes, que são as mesmas da Fiat Toro.

Continua após a publicidade
RAM 1200 protótipo
Traseira estava ainda melhor camuflada e só podemos ver um pedaço da lanterna (Ford Authority/Reprodução)
RAM 1200 protótipo
(Ford Authority/Reprodução)

O que não é mistério é a mecânica. Está quase certo que a picape terá sempre tração 4X4 e câmbio automático ZF de nove marchas. Quanto aos motores, ela terá como opção o 2.0 turbo Tigershark flex, que terá algo em torno de 260 cv e 40 kgfm, e o 2.2 turbo Multijet II, que deve passar dos 200 cv e 45 kgfm.

Continua após a publicidade
RAM 1200 protótipo
(Ford Authority/Reprodução)

A Ram 1200 será fabricada em Goiana, Pernambuco, junto com a Toro e com os Jeep Renegade, Compass e Commander. Além do Brasil, outros países da América do Sul também receberão a nova picape, como Chile e Argentina. O lançamento será ainda em 2023.

RAM 1200 protótipo
Ao lado da Strada é possível ter uma noção melhor de qual será o porte da Ram,1200, que será maior que a Toro (Ford Authority/Reprodução)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.