Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Nova Volkswagen Kombi é híbrida, semiautônoma e inspirada em clássicos

Kombi de sétima geração, Multivan honra o passado ao mesmo tempo que mergulha na modernidade com motor elétrico e sistemas autônomos

Por Pedro Henrique Oliveira, Eduardo Passos
Atualizado em 21 nov 2022, 17h06 - Publicado em 10 jun 2021, 19h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Volkswagent T7 Multivan frente
    Descendente direta da Kombi, Volkswagen T7 Multivan foi lançada com direito a versão híbrida e estreia na plataforma MQB (Divulgação/Volkswagen)
    Volkswagent T7 Multivan frente
    Descendente direta da Kombi, Volkswagen T7 Multivan foi lançada com direito a versão híbrida e estreia na plataforma MQB (Divulgação/Volkswagen)

    Após rumores, vazamentos e até teasers liberados pela Volkswagen, ela finalmente chegou: a sétima geração (T7) da Kombi, chamada de Multivan, foi revelada oficialmente com direito a muita tecnologia e nova plataforma. O lançamento terá quatro opções de motores e preço estimado equivalente a R$ 358.420, na conversão direta.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    Publicidade

    É a primeira vez que a van de sete lugares será oferecida com opção de motorização híbrida plug-in. Ainda em 2021, a Volkswagen havia anunciado que a T7 usaria novidades do Golf e do Polo, e que existia a possibilidade de uma versão elétrica, que foi confirmada agora pela empresa. Inicialmente, outras versões a gasolina serão lançadas, enquanto a diesel chegará em 2022.

    A nova geração (que no Brasil correspondeu às fases T1 e T2) também utilizará a plataforma MQB da fabricante e aproveitará as características da eletrificação para ampliar seu nível de conforto e comodidade, aliados à imensa segurança de seus recursos auxiliares.

    Volkswagent T7 Multivan frente
    Coluna A foi remodelada para melhorar a visibilidade. Faróis de série são em LED, mas tecnologia IQ.LIGHT é opcional para o cliente (Divulgação/Volkswagen)

    Variedade de motores

    A maior novidade da T7 Multivan é a sua motorização híbrida plug-in, que combina o 1.4 TSI (turbo com injeção direta) de 150 cv ao motor elétrico de 116 cv, gerando o total de 218 cv, além do câmbio DSG de seis velocidades. Caso o cliente não queira um híbrido, o utilitário ainda oferece motor 1.5 TSI com 136 cv e o 2.0 TSI com 204 cv. A fabricante também promete um turbodiesel quatro-cilindros com 150 cv que, assim como variantes a gasolina, conta com DSG de sete marchas.

    Publicidade
    Volkswagent T7 Multivan traseira 34
    Estilo externo foi inspirado na herança da Volkswagen Transporter T3 de 1985 (Divulgação/Volkswagen)

    O design externo da T7 é totalmente novo e com uma pegada conceitual, com coluna A desenhada para melhorar a entrada de luz e a visibilidade, enquanto o resto da carroceria segue traços mais retos para construir o estilo mais “quadradão”, característico do modelo. A pintura em dois tons se destaca e, de acordo com a Volkswagen, foi inspirada na trisavó Transporter T3 de 1985.

    Outra homenagem foi feita na dianteira, com grades e entradas de ar menores e pintadas na cor da carroceria, relembrando as primeiras gerações com motor traseiro refrigerado a ar.

    Ao mesmo tempo, faróis e lanternas são estreitos, com uma assinatura luminosa que percorre a grade central, bem ao estilo da família elétrica ID. A iluminação de série é em led, mas o sistema IQ.LIGHT é opcional.

    Publicidade
    Volkswagent T7 Multivan lateral frente
    A disntância entre-eixos cresceu e rodas de liga leve vêm são de aro 19 (Divulgação/Volkswagen)

    A nova Multivan mede 4.97 m de comprimento, 1.94 m de largura, tem até 1.90 m de altura e uma distância entre eixos de 3,1 m. Há versão alongada disponível, aumentando o comprimento para 5,17 m. Tudo isso, somado a um centro de gravidade mais baixo, contribui para eficiência aerodinâmica e conforto na rodagem.

    A Volkswagen disponibiliza rodas até o aro 19 e irá comercializar três versões: Multivan, Life e Style. Os opcionais incluem teto solar panorâmico de vidro especial anti-radiação, porta-malas com comandos eletrônicos e portas deslizantes elétricas que podem ser operadas por gestos. 

    Volkswagent T7 Multivan fileira 1
    Central multimídia tem 10,1” e se conecta à internet por conta própria. Cluster de instrumentos é de 10,25” (Divulgação/Volkswagen)

    O interior é o grande (literalmente) barato da nova Volkswagen. Seus bancos são cerca de 25% mais leves em relação à geração anterior e podem ser movidos conforme o gosto do cliente. Os cinco lugares traseiros são rebatíveis e aumentam o volume de carga dos 469 litros para mais de 4.000 litros. A segunda fileira possui assentos que giram em até 180º, criando uma pequena sala de reunião.

    Continua após a publicidade
    Volkswagent T7 Multivan interior 2
    Assentos são mais leves e personalizáveis. É possível girar a segunda fileira em 180º para criar espécie de sala de reuniões (Divulgação/Volkswagen)

    Com piso totalmente plano, a van tem uma versátil mesa, que se movimenta pela cabine e pode ser removida. A peça também serve como console central, uma vez que alavancas de câmbio e freio de mão foram trocadas por botões no painel, operados por shift-by-wire. Desse modo, não há nada entre os assentos da dianteira, mas a opção de terceiro banco na frente não existe.

    Publicidade
    Volkswagent T7 Multivan interior
    Graças ao assoalho plano é possível deslizar a mesa central ao longo das fileiras, servindo até de console do motorista e passageiro (Divulgação/Volkswagen)

    Entre tecnologia e conectividade, a nova T7 seguiu a onda de outros lançamentos. Seu volante agora é multifuncional e comanda tanto o quadro digital de instrumentos, de 10,25 polegadas, quanto a central multimídia de 10 polegadas, que se conecta à rede 4G através de chip telefônico próprio. O sistema We Connect Plus, disponível de graça por três anos, permite ao usuário todos os tipos de serviços; desde controlar o aquecimento do utilitário pelo celular até utilizar a navegação e consultar o trânsito em tempo real.

    Continua após a publicidade

    Show à parte é o sistema de som com 14 alto-falantes, feitos sob medida pela grife Harmon-Kardon. O conjunto é apoiado por um amplificador com 840 W e o algoritmo Fraunhofer Sonamic Panorama, que separa os instrumentos e canais da música e distribui o som ao redor da cabine de maneira ideal e personalizável.

    Volkswagen Multivan T7 Painel zoom
    Alavanca de câmbio e freio de mão foram substituídos por switches, resultando na eliminação do console central (Divulgação/Volkswagen)

    As novidades da nova geração também estão na segurança: ao todo são mais de 34 sistemas de auxílio na condução, relacionados a conforto, segurança e conveniência. Sensores e câmeras de estacionamento, assistente de permanência em faixa e leitor de sinalização são de série. Juntos do ACC preditivo, eles estreiam o sistema IQ.DRIVE Travel Assist de direção semiautônoma, unindo hardware e software para criar um piloto “quase automático”.

    Publicidade
    Volkswagent T7 Multivan frente
    Novas (e menores) entradas de ar homenageiam motor traseiro refrigerado a ar das primeiras gerações. Fita de LED, por outro lado, evoca a eletrificação da nova Kombi (Divulgação/Volkswagen)

    O inovador Car2X fecha o pacote, fazendo a Kombi capaz de se comunicar com infraestrutura viária e outros veículos próximos, a fim de enviar e receber alertas de perigo, proteção lateral, assistência contra colisões laterais e até bloqueio da abertura de portas quando há bicicletas se aproximando, por exemplo.

    A Volkswagen não detalhou preços e prazos, mas a Multivan é aguardada até o final do ano em mercados como o Reino Unido. O preço deverá ficar próximo das 50.000 libras (R$ 358.420) e, como a família ID também receberá sua van, não há planos de uma T7 totalmente elétrica.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Capa Maio 2021
    A edição 745 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.