A Volkswagen Amarok 2025 estreia no Brasil com retoques na aparência e novos itens de tecnologia, mas sem alterações mecânicas e cobrando o mesmo da linha 2024. É a mesma estratégia adotada recentemente para o novo T-Cross. Assim, a picape segue disponível em três versões diferentes e parte dos R$ 309.990.
Nada muda na mecânica, que segue com o motor V6 3.0 turbodiesel de 258 cv de potência (que chega aos 272 cv na função overboost) e 59,1 kgfm de torque, combinado ao câmbio automático de oito marchas e a tração integral permanente 4Motion. Segundo a marca, o conjunto é suficiente para levar a nova Amarok de 0 a 100 km/h em 8 segundos e aos 190 km/h de velocidade máxima.
O que também permanece, além da direção hidráulica, são as capacidades: ela pode levar 1.280 litros na caçamba, além de 1.104 kg de carga e 2.705 kg de reboque (quando com freio). O tanque de combustível tem 80 litros.
As mudanças visuais concentram-se na dianteira da picape. O para-choque tem inspirações na “irmã” menor Saveiro, com traços e volumes arredondados, assim como a grade, que cresceu e ganhou barras horizontais de formatos irregulares. O capô também é novo e ficou cerca de 10 cm maior.
Os faróis são full-led, com direito a uma barra iluminada no topo da grade, e os faróis de neblina, também em led, foram emprestados do Nivus. De lado mudam os desenhos das rodas e, na traseira, as lanternas e os logotipos têm novos grafismos. No mais, são as mesmas linhas vistas há quase 15 anos.
Por dentro as mudanças foram menores, apesar de um novo acabamento com apliques de vinil com costuras aparentes nos painéis de porta e em uma faixa central do painel. No mais, ficam o quadro de instrumentos com mostradores analógicos (com uma pequena tela ao centro) e a antiga central multimídia Composition Touch, com tela de 9″ e Android Auto e Apple CarPlay via cabo.
Uma novidade é a adição de assistentes de condução passivos (Safer Tag), ou seja, que alertam ao motorista, mas não atuam ativamente. Eles concentram-se em um visor redondo instalado no topo do painel, que se parece com uma bússola. Nele, são apresentadas informações como aviso de saída de faixa, aviso de colisão frontal, aviso de pedestres e ciclistas, e indicação de limite de velocidade da via.
Versões e preços
Amarok V6 Comfortline – R$ 309.990
A versão de entrada da picape é equipada com seis airbags, ar-condicionado analógico de uma zona, câmera de ré, piloto automático, chave tipo canivete, bancos dianteiros com ajustes elétricos, direção hidráulica, faróis full-led automáticos, faróis e lanterna de neblina, protetor de caçamba, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensores de chuva, retrovisores externos elétricos e aquecíveis, retrovisor interno eletrocrômico, central multimídia e tampa traseira com alívio de peso.
No visual há molduras das caixas de roda, maçanetas e retrovisores pintados na cor do carro, para-choque traseiro preto, rodas de 17 polegadas com pneus 245/65, lanternas escurecidas e volante, alavancas de câmbio e freio de estacionamento revestidos em couro.
Há dois pacotes opcionais disponíveis para a Amarok Comfortline: o primeiro custa R$ 4.170 e inclui capota marítima e estribo lateral e, o segundo, batizado de Safer Tag, custa R$ 2.430 e inclui aviso de colisão com pedestres e ciclistas, indicação de limite de velocidade da via, aviso de colisão frontal e sistema de aviso de saída de faixa.
Amarok V6 Highline – R$ 328.990
Na configuração intermediária, além dos itens anteriores, há ar-condicionado digital de duas zonas, tela central colorida no quadro de instrumentos e pacote Safer Tag. No visual, ganha maçanetas e retrovisores com acabamento cromado, assim como o para-choque traseiro, luzes de placa em led, acabamento preto nas colunas e rodas de 19 polegadas com pneus 255/55.
Neste caso, capota marítima e estribo lateral seguem como opcionais por R$ 4.170.
Amarok V6 Extreme – R$ 350.990
A Amarok mais cara diferencia-se pela caracterização visual Extreme, com adesivos e logotipos, santantônio exclusivo e rodas de 20 polegadas com pneus 255/50, além da oferta de dois pacotes opcionais de aparência.
Um dos pacotes é o Hero, com santantônio esportivo em preto, rodas escurecidas, além de maçanetas, logotipos e capas dos parafusos das rodas em preto, vendido por R$ 1.5.50. Nele, a cor da carroceria é, obrigatoriamente, o novo cinza Oliver. Este kit será gratuito para as primeiras unidades durante o lançamento da picape. No pacote Dark também há os mesmos elementos em preto, além do para-choque traseiro na mesma cor, pelos mesmos R$ 1.550. A capota marítima segue como opcional e custa R$ 1.650.