A nova versão da yamaha YZF R1, recém-apresentada na europa e Estados Unidos, recebeu alguns detalhes estéticos e, para facilitar ainda mais a vida do piloto, ganhou também o tão esperado controle de tração. A R1, que já tinha a possibilidade de ser progamada em três diferentes mapas de injeção eletrônica Full, Medium e Low, recebe agora nada menos que mais sete possibilidades de ajustes no controle de tração.
Em 2009, o modelo surpreendeu a todos quando implantou seu exclusivo motor “Big Bang” de virabrequim crossplane que, resumidamente, oferece uma ordem de explosão atípica frente as rivas, com bielas conectadas em intervalos de 90°. O ruído do motor mudou exageradamente, deixando o ronco da R1 parecido com o som de motores em V. Tal configuração visa maior torque em baixa e melhor controle do piloto para domar seus mais de 180 cv, porém houve quem não aprovasse o ruído, afinal de contas quem escolhe um 4 cilindros em linha, não quer ouvir som de V2.
Os novos grafismos evidentemente são muito semelhantes as M1 que Jorge Lorenzo e Ben Spies vem utilizando esse ano na temporada de MotoGP. Por sinal é Ben Spies quem pilota a nova R1 em seu vídeo promocional. Assista!