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Novo Aston Martin DBX S é mais potente e leve, mas não fica mais rápido

Com turbo do futuro Aston Martin Valhalla, o DBX tem ganho de desempenho em regime bem específico mas ainda é um dos SUVs mais rápidos do mundo

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
30 abr 2025, 12h34
Aston Martin DBX S
 (Divulgação/Aston Martin)
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Pela lógica, um carro mais potente e leve deveria ser mais rápido. Contudo, o novo Aston Martin DBX S prova que poder ser mais difícil para um SUV com mais de 2.200 kg vencer a física do que parece. Mas, pelo menos, ainda é um dos SUVs mais rápidos e velozes do mundo.

O Aston Martin DBX S leva a potência do motor V8 4.0 biturbo fornecido pela Mercedes-AMG aos 727 cv, um ganho de 20 cv frente ao DBX707 (com 707 cv) – a versão padrão tem 550 cv. O ganho de potência vem de uma “tecnologia do turbo transferida diretamente do futuro supercarro Valhalla”, ainda que o torque tenha sido mantido nos 91,8 kgfm. Afinal, usa o mesmo câmbio automático de nove marchas com sistema de embreagens úmidas do 707.

Aston Martin DBX S
(Divulgação/Aston Martin)

Completando as mudanças mecânicas está o mesmo sistema de tração do DBX707 que permite dividir por igual o torque entre os eixos e ainda um escapamento modificado com saídas quádruplas alinhadas verticalmente, para explorar melhor o ronco do motor V8. O modelo ainda troca o teto de vidro por um de fibra de carbono e tem rodas aro 23 de magnésio, poupando, no total, 47 kg. O DBX S ainda pesa 2.245 kg.

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De acordo com a própria Aston Martin, o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h é de 3,3 segundos e a velocidade máxima também é a mesma, de 310 km/h. A vantagem estaria em um regime acima disso, porém. O tempo de aceleração de 0 a 200 km/h teria sido reduzido em 0,3 s, diz a fabricante.

Aston Martin DBX S
(Divulgação/Aston Martin)

Ainda assim, o DBX S é tão rápido quanto uma Ferrari Purosangue, um Lamborghini Urus Performante ou um Porsche Cayenne Turbo GT.

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Há uma melhoria importante na direção: o volante ficou mais preciso (2,5 voltas de uma trava a outra em vez de 2,6), mas ao mesmo tempo o ângulo de rotação das rodas foi aumentado, o que reduziu o círculo de giro de 12,4 para 12 m. A suspensão a ar com estabilizadores ativos adquiriu outras configurações: afirma-se que o ângulo de rolagem nas curvas não ultrapassa 1,5 grau.

Aston Martin DBX S
(Divulgação/Aston Martin)

Por dentro, o DBX S tem bancos dianteiros de fibra de carbono com o emblema S, divisores dianteiros e traseiros de carbono e saias laterais com bordas vermelhas, além de saídas de ar de carbono no capô e nos para-lamas dianteiros, além de uma variedade de opções de interior em Alcantara e couro.

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