Não é só os hatches, os sedãs médios também estão desaparecendo no Brasil. As peruas, então, já se foram há tempos. O lançamento da nova geração da Opel Astra Sports Tourer nos faz ter saudade dos tempos do Chevrolet Astra Wagon, do Peugeot 307 SW, do Renault Megane Grand Tour e dos Volkswagen Jetta e Golf Variant.
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Esta é a primeira perua do Astra lançada desde que a Opel se tornou parte da PSA e, agora, da Stellantis. Por isso, também é a primeira baseada na plataforma modular EMP2, de origem francesa. A dianteira segue o estilo da nova geração do Astra, com direito aos faróis com leds diurnos integrados por uma grade preta brilhante com molduras cromadas.
A traseira é uma adaptação da traseira do hatch, com direito às mesmas lanternas de leds avançando sobre a tampa do porta-malas. Mas esta tampa tem abertura maior, para facilitar o acesso ao compartimento, o que obrigou o para-choque a ser um pouco mais baixo.
A nova Astra Sports Tourer tem 4,6 m de comprimento, 1,8 m de largura e 1,4 m de altura e porta-malas com bons 608 litros, que podem chegar aos 1.634 litros com os bancos traseiros rebatidos.
A Opel ainda não divulgou todos os detalhes mecânicos da perua, mas a expectativa é pelos principais motores que equipam o Astra hatch, começando pelo três-cilindros 1.2 turbo em versões de 110 e 130 cv, além do 1.5 turbodiesel de 130 cv.
Também são esperadas duas versões híbridas plug-in, com motor 1.6 turbo, um motor elétrico e bateria de 12,4 kWh, entregando potência máxima de 180 cv e 225 cv, respectivamente. Com o sistema híbrido, o porta-malas será reduzido aos 548 litros. De acordo com a Opel, apenas as versões a gasolina e diesel terão assoalho do porta-malas ajustável em dois níveis.