Novo Audi Q3 muda após sete anos, mas chega com motor de Golf GTI
SUV inspirado no Q8 está maior, mais potente e passa a compartilhar a plataforma modular (MQB) do Grupo VW
O último carro da Audi (excluindo o R8) que ainda não usava uma plataforma modular finalmente ganhou uma MQB pra chamar de sua.
Após muita especulação a marca divulgou as primeiras imagens e informações da segunda geração do Q3.
O utilitário esportivo lançado em 2011 passou pela maior mudança de sua história, mas agora ele adota as mesmas tecnologias usadas em modelos como Golf, incluindo painel digital, opção de motor 2.0 do GTI e luzes totalmente em leds.
A dianteira carrega traços do Q8, com destaque para os faróis com a parte externa maior que interna.
Opcionalmente eles poderão receber a tecnologia Matrix, que ajusta individualmente cada led para evitar ofuscamentos ou iluminar pedestres à beira da pista.
Nas laterais os para-lamas receberam vincos pronunciados, que destacam a parte superior das caixas de rodas.
A traseira também foi reformulada e agora adota uma tampa do porta-malas com lanterna bipartida, ao invés do sistema anterior que levava consigo a peça completa.
A tampa, inclusive, pode receber abertura elétrica com acionamento por gestos.
A linha de motores (a gasolina e diesel) compartilha boa parte das opções disponíveis no Golf europeu, começando pelo 1.5 TSI de 150 cv e chegando ao 2.0 turbo de 230 cv usado no GTI.
O câmbio pode ser manual de seis marchas nas versões de entrada ou automatizado de dupla embreagem e sete marchas.
Haverá opção de tração dianteira ou integral Quattro.
O interior terá, de série, quadro de instrumentos digital de 10,2 polegadas (que não é o mesmo do T-Cross) e sistema multimídia que pode adotar tela de até 12,3 polegadas, já usado no novo A1.
O pacote de tecnologias disponível inclui controlador de velocidade adaptativo com frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção de faixa e alerta pré-colisão frontal e traseiro.
Maior, mas distante
A plataforma MQB permitiu que o novo Q3 crescesse em quase todas as direções. Ele ficou 9,7 cm mais comprido, 2,5 cm mais largo e teve seu entre-eixos ampliado em 7,7 cm – veja a comparação do modelo com os rivais na tabela abaixo.
Dimensões\Modelo | Antigo Audi Q3 | Novo Audi Q3 | BMW X1 | Volvo XC40 |
Comprimento (m) | 4,39 | 4,48 | 4,44 | 4,42 |
Altura (m) | 1,59 | 1,58 | 1,61 | 1,65 |
Largura (m) | 1,83 | 1,86 | 1,82 | 1,86 |
Entre-eixos (m) | 2,60 | 2,68 | 2,67 | 2,70 |
Porta-malas (l) | 460 | 530 a 675 | 505 | 460 |
Apesar de ter ficado cerca de 1 cm mais baixo, a Audi garante que ampliou o espaço para ombros, pernas e joelhos para todos os ocupantes.
O assento traseiro, inclusive, pode ser deslocado em 15 centímetros para frente ou para trás, ampliando o espaço para os passageiros ou o porta-malas (que varia entre 530 l a 675 litros de volume).
O pacote de novidades, por enquanto, só não inclui a produção nacional do modelo.
No material de divulgação do novo Q3, a Audi afirma que o modelo, inicialmente, será fabricado na Hungria a partir de novembro deste ano.
Por aqui a marca continuará a produção do Q3 anterior em São José dos Pinhais (PR), mas não há previsão que a segunda também seja nacionalizada.