Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Novo Audi RS 5 ganha o motor do Porsche Panamera

60 kg mais leve e com 17,3 mkgf a mais em relação ao anterior, o modelo é mais veloz que o "primo" da Porsche

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 7 mar 2017, 20h48 - Publicado em 7 mar 2017, 20h40
Carroceria foi alargada, realçando os músculos
Carroceria foi alargada, realçando os músculos do novo RS 5 ()

A Audi apostou nos extremos para o Salão de Genebra. Além do conceito Q8 Sport, que antecipa a versão esportiva do futuro SUV homônimo, a marca apresentou a configuração mais poderosa do recente A5: o RS 5. Com vendas previstas para serem iniciadas em junho na Europa, o modelo deve chegar ao Brasil em 2018.

Se as configurações convencionais da nova geração do A5 já tendem à esportividade, o RS 5 deixa clara sua vocação ainda mais agressiva, aproximando-se visualmente da idéia de um muscle car europeu.

Detalhes cromados foram trocados por aço escovado e black piano
Detalhes cromados foram trocados por aço escovado e black piano ()

A carroceria foi alargada, com caixas de roda maiores (capazes de abrigar rodas aro 20) interligadas por um vinco lateral. Os para-choques tiveram de ser modificados, com aberturas e fendas para a entrada e saída de ar. Até os faróis ficaram mais largos, acentuando sua cara de mau. E todos os cromados foram substituídos por aço escovado e piano black.

Continua após a publicidade
O mais bonito Audi da atualidade? Provavelmente
O mais bonito Audi da atualidade? Provavelmente ()

Por dentro, além da aparência do painel e do quadro de instrumentos típicos dos Audi, há diversos apliques em fibra de carbono e volante revestido em Alcantara. Apesar da carroceria cupê duas portas, o espaço no banco traseiro é confortável para dois passageiros.

Painel é dominado pelo Virtual Cockpit, padrão nos Audi mais luxuosos
Painel é dominado pelo Virtual Cockpit, padrão nos Audi mais luxuosos ()
Continua após a publicidade
Bancos traseiros são individuais
Bancos traseiros são individuais ()

Já a mecânica é tão agressiva quanto o visual. O motor V6 2.9 biturbo é o mesmo do Porsche Panamera 4S, com 450 cv e 61,2 mkgf (17,3 a mais em relação ao RS 5 anterior).

Em conjunto com o câmbio automático de oito marchas e a tração integral, o superesportivo vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e atinge a velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 280 km/h – com um consumo médio de 11,5 km/l. No Porsche, o 0 a 100 é feito em 4,2. Os números são da Audi.

Continua após a publicidade

Quem também colabora para uma boa dinâmica é o novo conjunto de suspensão traseira, que abandona o esquema multilink trapezoidal em favor de um multilink com cinco braços – segundo a Audi, além de melhorar a agilidade e estabilidade, a nova arquitetura proporciona mais conforto em momentos de calma condução.

Geometria de suspensão é nova, melhorando a dirigibilidade
Geometria de suspensão é nova, melhorando a dirigibilidade ()

Por falar nos modos de direção, eles modificam as respostas de motor, câmbio, suspensão e tração integral Quattro. O peso também foi reduzido em 60 kg, o equivalente a um passageiro leve.

Continua após a publicidade

Como opcionais para o RS 5, a Audi oferecerá um diferencial traseiro com controle eletrônico, além de freios de cerâmica e o Dynamic Ride Control, capaz de alterar os ajustes da suspensão em movimento.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.