Em maio, a BMW lançou o M3 CS no Brasil, a versão mais insana do modelo em números muito limitados. Apenas 17 unidades foram destinadas ao Brasil e quem não conseguiu uma delas agora poderá, ao menos, configurar o BMW M3 Competition atualizado ao seu gosto.
O novo M3 está sendo lançado em duas versões: Competition e Competition Track, custando a partir de R$ 858.950 e R$ 961.950, respectivamente. Custam bem menos que os R$ 1.299.950 do M3 CS. Como principal novidade, a marca destaca as novidades estéticas — embora não hajam muitas — e o maior número de equipamentos para o modelo.
Inclusive, é aí que estão as principais diferenças entre as novidades, já que sob o capô elas trazem o mesmo motor 3.0 biturbo de seis cilindros que entrega 510 cv a 6.250 rpm e 66,3 kgfm de torque entre 2.750 e 5.500 rpm. A transmissão é da ZF, uma caixa automática convencional de oito marchas. Esse conjunto leva os esportivos de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e até os 290km/h de velocidade máxima.
Porém há uma diferença mecânica que vale ser destacada: os freios. O mais básico tem discos duplos ventilados e perfurados de 380 mm x 36 mm no eixo dianteiro e 370 mm x 24mm na traseira, pinças na cor azul com 6 pistões na dianteira e 1 pistão na traseira. Enquanto isso, o Competition Track tem um conjunto mais robusto discos duplos ventilados e perfurados de carbono-cerâmica com 400 mm x 38 mm no eixo dianteiro e 380 mm x 36mm na traseira. As pinças são idênticas, mas pintadas na cor dourada.
Como é comum nos esportivos preparados pela Motorsport, existem diversos itens que trazem mais esportividade para condução. Além dos diversos elementos em fibra de carbono, temos ainda o diferencial M de deslizamento limitado e efeito autoblocante e a suspensão M adaptativa.
No geral, o design segue praticamente o mesmo da versão anterior, mas ganhou alguns toques especiais. Por exemplo, as luzes diurnas agora tem um novo formato vertical. E para por aí. De resto, tudo segue o mesmo, incluindo o desenho das rodas de 19’’ na dianteira e 20’’ na traseira.
Do lado de dentro as mudanças se limitam ao novo volante de base achatada e com uma marca vermelha para marcar as 12 horas e uma leve mudança no desenho das saídas de ar. O M3 continua com a grande tela que une o quadro de instrumentos 12,3” e a central multimídia de 14,9”, além de um head-up display. A versão mais cara recebe ainda bancos do tipo concha com estrutura de fibra de carbono.
Em questão de tecnologia, o BMW vem com assistente virtual por voz e pode se conectar com a Alexa da Amazon. Através do app MyBMW, o condutor dar comandos remotos direto do smartphone, como trancar e destrancar as portas, buzinar, localizar o veículo e enviar destinos diretamente ao sistema de navegação. Fora a conectividade com Android Auto e Apple CarPlay.
Há ainda ar-condicionado de três zonas, carregador por indução e itens que auxiliam na condução, como assistentes de estacionamento e farol alto, frenagem autônoma de emergência, assistente de troca e saída de faixa, entre outros.
O novo M3 também tem recursos que ajudam a trazer mais esportividade na direção. Entre eles temos o M Drift Analyzer, que registra a duração, a distância percorrida, a linha e o ângulo de drift com uma classificação exibida no display. Já o M Traction Control permite ao motorista manejar os parâmetros do sistema de controle de tração da maneira que desejar.
Não só isso, como também as preferências do controle de estabilidade, motor, direção, suspensão, freios, ronco e transmissão podem ser memorizados e selecionados através dos botões M Drive.
Claro, que há muitas opções de personalização, com a BMW oferecendo nove opções de cores para a carroceria (Branco Alpino, Preto Safira, Azul Portimão, Vermelho Aventurine, Vermelho Toronto, Cinza Skyscraper, Cinza Brooklyn, Amarelo São Paulo e Verde Ilha de Man) e quatro opções de acabamento interno (Couro Full Merino Yas Marina Blue/Preto, Couro Full Merino Silverstone/Preto, Couro Full Merino Laranja Kyalami/Preto e Couro Full Merino Preto/Preto).
Fora isso, a montadora oferece até três anos ou 40.000 km (o que ocorrer primeiro) de manutenção grátis em sua rede de concessionárias autorizadas, sem custo adicional dos serviços cobertos. É o programa chamado de BMW BSI.