Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Novo BMW M4 conversível estreia em versão com 510 cv e tração integral

Modelo chega na configuração mais poderosa, a Competition M xDrive, que pode ir de de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos

Por Pedro Henrique Oliveira
Atualizado em 26 Maio 2021, 21h03 - Publicado em 26 Maio 2021, 20h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • BMW M4 Competition 2022 azul visto 3/4 de frente
    O novo BMW M4 Competition conversível foi apresentado na cor azul com símbolos da Motorsport espalhados pelo carro (Divulgação/BMW)
    BMW M4 Competition 2022 azul visto 3/4 de frente
    BMW M4 Competition conversível herda a dianteira do cupê, com a enorme grade dupla (Divulgação/BMW)

    Apresentado no segundo semestre de 2020 apenas em sua configuração cupê, chegou a hora de o BMW M4 ganhar sua versão “sem teto”. Para a estreia, o M4 conversível vem ao mundo primeiramente na versão mais poderosa e com tração integral, a Competition M xDrive. O esportivo tem sua chegada aos Estados Unidos prevista para outubro, mas poderá chegar ao Brasil apenas em 2022. 

    Publicidade

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90. 

    Publicidade

    O conversível terá o mesmo motor da configuração Competition dos novos M4 cupê e M3 sedã, ou seja, um 3.0 biturbo de seis cilindros em sua calibragem mais potente, com 510 cv e 66,2 kgfm. Como comparação, os M3 e M4 “convencionais” têm 480 cv e 51 kgfm. 

    BMW M4 Competition 2022 conversível azul visto por trás em imagem aérea
    Modelo é mais “lento” do que a versão fechada, culpa dos reforços estruturais necessários para a retirada do teto (Divulgação/BMW)

    A transmissão é automática de oito velocidades e a tração é nas quatro rodas, mas com prioridade para a traseira – formato que envia força para as rodas dianteiras apenas quando há a necessidade de tração adicional. Por isso, há três modos diferentes de tração: 4WD, 4WD Sport e 2WD, que oferece uma experiência clássica de tração traseira para quem preferir.

    Por chegar diretamente na versão Competition, o M4 conversível não oferece o empolgante câmbio manual de seis marchas disponível nas versões de entrada de M3 e M4.

    Publicidade
    O M4 Competition 2022 conversível terá dois escapamentos integrados ao difusor específico da divisão esportiva da marca
    Traseira do M4 Competition conversível destaca as quatro saídas de escapamento (Divulgação/BMW)

    Com a união do motor mais poderoso e do sistema de tração integral, o M4 conversível vai de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos, segundo a BMW, 0,2 segundo mais lento do que o cupê de mesma configuração (a Competition M xDrive). A diferença existe pelos reforços estruturais necessários pela remoção do teto fixo. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h, mas pode chegar a 280 km/h com o pacote adicional M Driver. 

    O modelo conta também com a suspensão Adaptive M, que tem amortecedores controlados eletronicamente, e sistema de freios com dois níveis de sensibilidade e resposta do pedal. Os freios M Compound serão de série, mas o comprador terá o componente de carbono-cerâmica como opcional. 

    Publicidade
    Pinça de freio azul do BMW M4 Competition 2022
    Rodas e pinças de freios têm tamanhos diferentes na dianteira e na traseira (Divulgação/BMW)

    O sistema de freios também é composto por pinças de seis pistões e discos de 15 polegadas nas rodas dianteiras, e pinças de pistão único e discos de 14,6 polegadas nas rodas traseiras. Caso o comprador queira, é possível deixar o sistema ainda mais eficiente com o pacote M, com freios de carbono-cerâmica, pinças douradas e discos dianteiros de 15,7 polegadas e traseiros de 15 polegadas. 

    Continua após a publicidade

    No visual, a principal mudança em relação ao M4 convencional é, obviamente, a presença da capota de tecido que promete “aliar os benefícios práticos de uma capota rígida e o visual e estética de um teto de tecido”, segundo a marca. 

    Publicidade
    BMW M4 Competition 2022 azul visto de lado
    A capota do M4 Competition conversível pode ser aberta em 18 segundos e quando estiver em até 50 km/h (Divulgação/BMW)

    O teto retrátil com sistema elétrico de acionamento é cerca de 40% mais leve que o anterior, pode ser aberto em 18 segundos e em movimento até 50 km/h. Como também não poderia deixar de ser, a capota terá camadas para isolamento acústico e térmico. Serão duas opções de cores para o tecido, incluindo a chamada Moonlight Black, das imagens.

    Continua após a publicidade

    Apesar da capota, o conversível não deixou de lado a polêmica e enorme grade vertical na dianteira, com grandes entradas de ar para arrefecimento do motor e dos freios. Os faróis são adaptativos de LED, com iluminação a laser como opcional. 

    BMW M4 Competition 2022 azul visto de frente
    Visual mais agressivo é característico da divisão M, mas grade enorme é polêmica (Divulgação/BMW)

    De lado, o modelo terá guelras laterais como elementos aerodinâmicos e rodas com desenho exclusivo e medidas diferentes em cada eixo – de 19 polegadas na dianteira e 20 polegadas na traseira. Na traseira, além das grandes lanternas de LEDs que invadem a tampa do porta-malas, dois conjuntos de escapamentos integrados ao difusor se destacam.

    O interior é idêntico ao do cupê, com câmbio do tipo joystick, apliques de fibra de carbono e grande mistura de cores e materiais no acabamento. Entre os equipamentos, o M4 conversível terá quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, central multimídia de 10,25 polegadas, sistema de som da grife Harman Kardon e piloto automático adaptativo. A novidade para a central é a possibilidade de conexão também com Android Auto. Até então, os carros da BMW só tinham integração com Apple CarPlay.   

    Continua após a publicidade

    O volante é revestido de couro, tem acabamento exclusivo e pode até ter aquecimento. Há iluminação ambiente em LED com possibilidade de mudar as cores e os bancos de couro têm ventilação, ajustes elétricos e memória para condutores diferentes. Como opcional, a marca oferece bancos de carbono que pesam cerca de 9,5 kg a menos do que os padrões. 

     

    Continua após a publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Capa Maio 2021
    A edição 745 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.