Novo BMW Série 2 Coupé beira os 400 cv e não abusa do tamanho da grade
Nova geração do cupê esportivo estreia com até 387 cv, mas versão mais potente só tem tração traseira – por enquanto
A BMW revelou a nova geração do Série 2 Coupé. O pequeno esportivo é reconhecido por garantir uma tocada bem divertida, com equilíbrio de peso perfeito e tração traseira. Isso não muda, pelo menos nas versões mais acessíveis.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Algumas características da geração anterior permaneceram, como o capô longo e as grades dianteiras mais estreitas. Outro ponto positivo é que cresceu pouco, só 10,5 cm no comprimento, 6,4 cm na largura e 5,1 cm no entre-eixos, enquanto ficou 2,8 cm mais baixo. Isso sem alterar a distribuição de peso entre os eixos na proporção 50:50.
Não há qualquer relação visual com o BMW Série 2 Grand Coupé e isso fica ainda mais evidente na traseira, onde o cupê abre mão das lanternas estreitinhas para manter os conjuntos ópticos mais compactos.
Sobre motores, há três opções. Europeus poderão comprar o 220d com um 2.0 turbodiesel de 190 cv. Já o 220i tem um 2.0 turbo a gasolina de 184 cv. Em seguida vem o 230i, com o mesmo 2.0 entregando 259 cv. As coisas são mais divertidas, porém, com o M240i, com o seis cilindros 3.0 de 387 cv – o antigo M2 tinha 370 cv, que passaram a 410 cv no M2 Competition.
Todos eles têm câmbio automático de oito marchas. Contudo, só as versões com motor 2.0 têm tração apenas nas rodas traseiras.
O M240i tem borboletas para trocas sequenciais, controle de largada e controle de tração esportivo, além de suspensão M Sport, direção com relação variável e diferencial traseiro Active M. Se o 230i chega aos 100 km/h em 5,5 segundos, o M240i precisa de apenas 4,1 segundos.
O novo interior tem linhas bem mais modernas, com quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas e central multimídia com 10,25 polegadas nas versões mais caras. Mas ainda rodam o sistema iDrive 7, enquanto o novo BMW IX já é baseado no iDrive 8. Pelo menos agora é compatível com Android Auto e Apple Carplay sem fio.
Sobre a motorização, o que se espera é que na Europa, a linha tenha opções de três, quatro e seis cilindros. Um possível retorno do motor a diesel não está descartado. Contudo, neste primeiro momento a versão mais potente (que tem 47 cv a mais que a geração anterior) terá apenas tração integral xDrive. A versão com tração traseira estreia depois. O novo Série 2 Coupé terá suas vendas iniciadas em setembro.