Abril Day: Revista em casa a partir de 10,99

Novo BMW Série 3 2023 muda visual, tem telas curvas e é sempre híbrido

Modelo mais vendido da BMW tem mudanças sutis e profundas no interior. E agora tem mecânica híbrida em todas as versões

Por Joaquim Oliveira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 18 Maio 2022, 12h51 - Publicado em 17 Maio 2022, 20h03
BMW Série 3 2023 (3)
 (Divulgação/BMW)
Continua após publicidade

Na última semana foram reveladas imagens do primeiro facelift do BMW Série 3 que está em sua quinta geração, mas agora o sedã é apresentado oficialmente. As vendas na Europa começam em setembro deste ano, mas não deve demorar muito para sua produção em Araquari (SC) começar. 

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

O BMW Série 3 é o carro mais vendido da marca em todo mundo e também foi é o sedã de luxo mais vendido na Europa em 2021, com 115.000 unidades contra 81.000 exemplares do Mercedes Classe C e 77.000 do Audi A4. No Brasil, respondeu por mais de 70% das vendas do segmento com 6.009 emplacamentos contra 561 do Mercedes e 530 do Audi.  

O que muda no BMW Série 3 2023?

Na dianteira notamos que os faróis são agora mais estreitos e que as luzes de condução diurna assumiram uma forma em “L” invertido. Os faróis são em LED e podem ser adaptativos caso o cliente opte pelo pacote opcional.

BMW Série 3 2023
(Divulgação/BMW)

A caraterística grade em “rim” viu os seus traços ligeiramente retocados, incorporando agora barras verticais duplas, mas sem ganhar proporções exageradas como em outros carros da marca.

BMW Série 3 2023 (49)
(Divulgação/BMW)
Continua após a publicidade

Na traseira, há uma superfície maior pintada na cor da carroceria, lanternas igualmente mais finas e ponteiras de escape de maior diâmetro (90 a 100 mm, dependendo da motorização). Nesse facelift nenhum Série 3 estará equipado com rodas menores do que de 17”.  

BMW Série 3 2023 (48)
(Divulgação/BMW)

Quem gosta de versões mais esportivas poderá optar pelo pacote M Sport com uma grade em padrão colmeia, para-choques de desenho específico e rodas de 18”. Há, ainda, ponteiras de escape trapezoidais e tampas de retrovisores em preto brilhante. 

BMW Série 3 2023
(divulgação/BMW)

Outro pacote esportivo é o M Sport Pro, com revestimentos exteriores exclusivos, além de um sistema de frenagem M que inclui pinças vermelhas. 

Continua após a publicidade

Interior à moda dos BMW i

Por dentro a configuração e as soluções tecnológicas aproximam o Série 3 dos mais recentes modelos da BMW, especialmente os elétricos iX e i4. Passam a ser usadas duas telas digitais curvas: a do quadro de instrumentos é de 12,3” e a da central multimídia, de 14,9”. Há uma significativa redução do número de comandos físicos, sendo favorecido os táteis e os por voz. 

BMW Série 3 2023 (52)
(Divulgação/BMW)

O seletor da caixa automática Steptronic de oito velocidades (que passa a ser a única disponível) apresenta um novo desenho e está posicionada no console central. 

BMW Série 3 2023 (53)
(Divulgação/BMW)

Passam a ser sempre de série os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, o sistema de navegação, o retrovisor interno eletrocrômico e o ar condicionado automático de três zonas.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

O progresso registado nos sistemas de conectividade e de interação do motorista com o veículo é enorme, fruto da adoção do recente sistema que a BMW usa em todos os seus novos modelos. 

BMW Série 3 2023 (51)
(Divulgação/BMW)

No caso das versões híbridas plug-in, o app My BMW funciona como uma preciosa ferramenta para que os processos de carregamento da bateria sejam o mais fluidos e rápidos possível. Foi melhorada a integração de dispositivos Android e Apple e passa a ser possível efetuar atualizações remotas (over-the-air) de software e funções do veículo.

Gasolina, diesel e híbridos plug-in

BMW Série 3 2023
(Divulgação/BMW)
Continua após a publicidade

A gama de motores é idêntica e mantém-se bastante ampla, entre diesel e gasolina (todos híbridos leves ou mild hybrid). 

O motor de quatro cilindros, 2.0 é a base das versões 318i (156 cv), 320i (184 cv), 330i (245 cv), enquanto o 340i (374 cv) usa a unidade de seis cilindros em linha, 3.0 litros, com tecnologia mild hybrid. 

BMW Série 3 2023
(Divulgação/BMW)

Os diesel baseiam-se no bloco de 2 litros sempre mild hybrid, com potências de 150 cv (318d), 190 cv (320d) e 286 cv (330d). O 340d também é servido por um motor de seis cilindros, 3 litros, igualmente mild hybrid. 

BMW Série 3 2023
(Divulgação/BMW)
Continua após a publicidade

Resumidamente, a eletrificação leve consiste em um motor de arranque/gerador que atua como propulsão elétrica para assistir o motor de combustão para que este funcione nos regimes mais eficientes, além de fornecer 11 cv que ajudam a tornar a aceleração mais imediata.

BMW Série 3
(Divulgação/BMW)

Por último, os híbridos plug-in juntam o mesmo motor de quatro cilindros a gasolina a um motor elétrico de 109 cv nas duas variantes 320e (204 cv/35,6 kgfm) e 330e (292 cv/42,8 kgfm), qualquer delas com uma autonomia elétrica de 54 a 62 km. 

BMW Série 3 2023
(Divulgação/BMW)

A versão renovada chega com todas essas versões no mercado europeu até setembro de 2022 e ainda não foram revelados os preços definitivos. A expectativa é que chegue por aqui em 2023, mas com uma gama menor de versões.

Fotos do BMW Série 3 2023

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
ABRILDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.