Menos de cinco meses após ter sido revelado ao mundo, o novo BMW Série 3 já está à venda no Brasil – e com produção nacional, em Araquari (SC). Por enquanto, o sedã de entrada da marca oferece três versões, sempre com o mesmo motor turbo flex, partindo dos R$ 307.950. Outras configurações chegarão em seguida, mas importadas.
O conjunto mecânico é bem conhecido, formado pelo motor 2.0 turbo flex de até 184 cv e 30,6 kgfm, câmbio automático de oito marchas e tração traseira. Segundo a marca, o sedã vai de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 235 km/h.
Por fora, as mudanças ficam que concentradas na dianteira, com grade redesenhada (e filetes verticais duplos), novos faróis de desenho mais contínuo e para-choque renovado, agora com traços e aberturas mais angulosos. Na traseira, os para-choques também mudam, mas as lanternas não sofrem alterações. Já de lado, as rodas ganham novos desenhos. A versão das imagens é a M Sport, que adota os para-choques da versão M340i.
As maiores novidades estão no interior do modelo, que substitui os mostradores convencionais de quadro de instrumentos e central multimídia por um conjunto curvo de telas, como nos novos SUVs X1/iX1 e iX. O quadro de instrumentos é representado por uma tela de 12,3 polegadas, enquanto a multimídia (com Android Auto e Apple CarPlay) tem 14,9 polegadas.
Com as telas, que se parecem com uma TV posta em uma mesa, o painel passou por alterações em seus comandos, com a realocação e a abolição de outros, que passaram a ter comando exclusivo pelas telas.
Versões e equipamentos
O novo Série 3 chega em três versões: 320i GP (R$ 307.950), 320i Sport GP (R$ 327.950) e 320i M Sport (R$ 347.950). A marca não detalha o conteúdo específico de cada uma delas, mas diz que o sedã pode ter sistema de navegação nativo com informações de trânsito em tempo real, concierge 24 horas e aplicativo para smartphone para comandos remotos do veículo.
A lista segue com faróis full led adaptativos, assistente de estacionamento semiautônomo, Reversing Assist (refaz em marcha a ré os últimos 50 metros percorridos pelo veículo), ar-condicionado de três zonas, abertura do porta-malas com aproximação dos pés no para-choque e assistente pessoal com comandos por voz.
Também estão presentes sistemas de auxílio à condução como piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem automática, alerta de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de pontos cegos, assistente de permanência em faixa (com alerta e correção), entre outros.
São cinco opções de cores para a carroceria (branco Alpino, preto Safira, cinza Skyscraper, azul Phytonic e azul Portimão) e sete opções de acabamento interno (preto, bege com preto, vinho com preto, preto em dois materiais, marrom com preto, preto com azul e branco com preto).
Linha ainda não está completa
A BMW já havia anunciado que apenas versões totalmente a combustão seriam feitas no Brasil, dando sinais de que outras configurações eletrificadas ainda chegarão por aqui. A marca ainda não confirma quando isso acontecerá e quais virão, mas é certo que isso acontecerá.
Nossa aposta é de que a gama do Série 3 permaneça como a anterior, com as versões M340i e 330e – e ambas deverão chegar, já nos próximos meses, importadas. No caso da 330e, trata-se de uma versão híbrida plug-in com 215 kw e 420 nm; a M340i, que QUATRO RODAS já dirigiu, é a configuração mais esportiva antes da M3, com 374 cv e 51 kgfm. Com a reestilização, a versão esportiva passou a ser híbrida-leve.