No mesmo dia em que a Honda revelou o novo Civic, QUATRO RODAS obteve em primeira mão informações e imagens do Cruze 2020 reestilizado.
O sedã, que será apresentado oficialmente no começo de setembro – as vendas começam no fim do próximo mês -, ganha o mesmo visual da versão vendida na América do Norte.
Passa, ainda, a oferecer WiFi e frenagem automática de emergência na nova versão Premier — que substitui a LTZ.
A GM alega que o Cruze é o primeiro carro com WiFi nativo do mercado, mas pode ser contradita por sua própria história: em 2011 a Chevrolet lançou a série limitada Agile WiFi, que vinha de fábrica com um roteador de internet sem fio.
Por outro lado, a frenagem autônoma de emergência (AEB) é uma estreia bem-vinda e ainda rara no segmento.
Externamente o Cruze 2020 passou por mais mudanças do que o rival Civic. O para-choque frontal foi trocado por uma peça de linhas mais destacadas, com uma entrada de ar maior e o logotipo da Chevrolet reposicionado para a porção mais central da peça.
Os faróis de neblina ficaram mais destacados e contornados por um friso cromado.
A configuração hatch Sport6, único sobrevivente do segmento — o Golf existe apenas na versão esportiva GTI, que ocupa outro patamar de preço —, ganhou uma peça exclusiva e de perfil ainda mais esportivo, com grades de formato distinto ao usado no sedã.
Os faróis não mudaram e seguem com DRL em leds e opção de facho alto automático na versão Premier.
Na traseira do Cruze, as lanternas ganharam nova disposição das luzes (mas sem mudar o formato) e a tampa do porta-malas ganhou um friso cromado.
No Sport6 a única alteração ficou por conta das lanternas, pois o para-choque traseiro é o mesmo em ambas as versões.
Para compartilhar
O sistema multimídia MyLink de nova geração e tela de oito polegadas é o centro das novidades da linha 2020 do Cruze. O equipamento virá de fábrica com um chip da Claro para oferecer acesso à internet 4G por meio de sinais WiFi.
O valor inicial será R$ 29,90 pelo plano de 2 GB com navegação mais música. Haverá, ainda, planos de 5, 10 e 20 GB, a preços ainda não revelados.
Quer colocar um cartão de outra operadora? Má notícia: o chip vem soldado no veículo para garantir que o serviço seja prestado apenas pela Claro.
O conceito é o mesmo usado pelo pioneiro Agile, mas a marca alega que o Cruze incluirá um amplificador de sinal em seu sistema, otimizando a qualidade (e velocidade) da internet.
Por enquanto a marca não revelou o custo do sistema e nem o tamanho da franquia de dados.
O novo Cruze também ficou mais democrático com os passageiros, pois seu multimídia é capaz de emparelhar por bluetooth até dois celulares, e passou a oferecer mais uma entrada USB no console central.
Houve outra mudança pequena, mas que soluciona muitas reclamações que tivemos ao longo de nosso teste de Longa Duração: agora o Cruze passa a ter um botão para desativar o sistema Start-Stop.
Por fim, a câmera de ré passou a filmar as imagens em alta resolução.
Os novos Cruze e Cruze Sport6 chegam às concessionárias a partir de setembro. Os preços das versões LT e Premier ainda não foram revelados.
Atualizado em 08/08 às 12h20.