Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Novo Chevrolet Onix: 4 coisas mais legais e 4 em que ele perde para o Plus

Conhecemos de perto e até entramos na cabine da segunda geração do hatch. E notamos algumas diferenças em relação ao sedã

Por Leonardo Felix
Atualizado em 17 set 2019, 08h15 - Publicado em 17 set 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Novo Onix Premier
    Novo Chevrolet Onix hatch (Divulgação/Chevrolet)

    O Chevrolet Onix Plus, substituto do Prisma, já está chegando às concessionárias da marca da GM. Entretanto, quem quiser comprar a nova geração do Onix hatch terá de esperar até novembro, apesar de seus preços já terem sido divulgados.

    Como a fabricante não quis esperar e já apresentou o dois-volumes aos jornalistas em Porto Alegre (RS), na semana passada, QUATRO RODAS entrou no compacto e constatou quatro detalhes em que ele é mais legal do que irmão sedã, além de quatro outros em que deixa a desejar.

    Quase todas as diferenças estão da coluna B para trás, visto que ambos são idênticos do balanço dianteiro até ela Confira:

    Os quatro detalhes mais legais

    1) Mais divertido e ágil

    Novo Onix Premier (21) (1)
    (Divulgação/Chevrolet)

    Se o Onix Plus possui uma dinâmica a agradável, o hatch tem tudo para ser ainda mais esperto. Afinal, será menor e mais leve (seu peso deve ficar abaixo de 1 tonelada), além de ser mais baixo do que o atual Onix.

    Assim, tem tudo para proporcionar acelerações empolgantes e ser bastante ágil em manobras.

    Continua após a publicidade

    2) Mesmos equipamentos a preço menor

    Novo Onix Premier (3)
    (Divulgação/Chevrolet)

    Se o que você busca é agilidade para rodar na cidade, além de certa dose de tecnologia, mas não precisa de tanto espaço na fileira traseira nem no porta-malas, talvez valha esperar mais dois meses.

    Isso porque as versões do hatch equivalentes às do três-volumes trazem os mesmos equipamentos e custam, em média, R$ 3.000 a menos.

    3) Porta-malas mais prático, seguro e bem acabado

    Novo Onix Premier (22)
    (Divulgação/Chevrolet)

    O bagageiro do Onix hatch será obviamente menor que o do Onix Plus. Por outro lado, na configuração de dois volumes o compartimento é todo forrado, sem estampas da carroceria à mostra.

    Continua após a publicidade

    E se o Onix Plus oferece um porta-malas que abre sem qualquer tipo de amortecimento, e cujo destravamento só ocorre via chave ou botão no console central, o hatchback parece mais bem resolvido nesse quesito.

    Nele, há um comando elétrico na base da própria tampa, além de braços pantográficos que suavizam a subida e ajudam a evitar, por exemplo, uma batida brusca da peça no queixo do usuário.

    4) Cor de lançamento

    Novo Onix Premier (16)
    (Divulgação/Chevrolet)

    Apenas o Onix hatch terá a cor de lançamento laranja Tiger, mais legal do que qualquer opção presente no sedã.

    Os quatro detalhes inferiores

    1) Espaço interno menor

    Para quem precisa de espaço para a família, seja na cabine ou no bagageiro, o Onix hatch não será a melhor escolha.

    Continua após a publicidade
    Novo Onix Premier (6)
    (Divulgação/Chevrolet)

    Isso porque sua distância entre-eixos cresceu bem menos que a do Plus (2,60 mestros), ficando em aproximadamente 2,55 m (o dado oficial ainda não foi divulgado).

    Na prática, o vão para as pernas na fileira traseira é quase tão apertado quanto antes, e o volume do porta-malas deve crescer pouco além dos 280 litros oferecidos atualmente, para cerca de 300 l.

    2) Lanternas traseiras simplificadas

    Novo Onix Premier (19)
    (Divulgação/Chevrolet)

    As lanternas traseiras do novo Onix até possuem uma assinatura de led legal na versão Premier, mas a opção por usar peças únicas e não bipartidas, como no sedã, deixou o conjunto com aspecto comum.

    Continua após a publicidade

    Nesse ponto, o custo venceu o estilo, já que o Onix hatch não será vendido na China, como seu irmão, e portanto terá uma escala menor de produção, voltada basicamente à América do Sul.

    3) Visual traseiro menos chamativo

    Novo Chevrolet Onix: 4 coisas mais legais e 4 em que ele perde para o Plus
    (Divulgação/Chevrolet)

    A GM foi conservadora ao desenhar a traseira do novo Onix hatch, deixando-a muito parecida com a da primeira geração.

    Sim, a silhueta é mais larga e baixa, com tampa de porta-malas mais proeminente. Além disso, o caimento da coluna C lembra o da primeira geração do Cruze, tornando sua silhueta menos “bolinha” e mais esportiva.

    Mas ele não é tão chamativo quanto o sedã, que chega com pinta mais classuda, parecendo veículo de segmento superior.

    Continua após a publicidade

    4) Para-choque traseiro recuado

    Um detalhe que nos intrigou no novo Onix hatch foi a opção por um para-choque traseiro recuado, deixando a tampa do porta-malas bastante exposta em caso de colisão traseira.

    É uma solução que a Honda e a Ford recentemente abandonaram e em Fit e Ka, respectivamente, e que pode pesar levemente contra a reputação do compacto da GM ao longo dos anos.

    35_Novo_Onix_12_

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.