Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Novo Chevrolet Prisma vira Onix Sedan e chega antes do hatch

Sedã foi apresentado à imprensa no Brasil ainda na forma de protótipo. Lançamento ocorre no fim deste ano, incluindo motor 1.0 turbo

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 11 abr 2019, 12h19 - Publicado em 11 abr 2019, 11h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Chevrolet Prisma Onix Sedan
    Novos Onix e Onix Sedan inauguram nova leva de compactos da GM para mercados emergentes (Reprodução/Internet)

    Ainda com muito mistério, a GM antecipou nesta quinta (11) à imprensa brasileira e argentina os detalhes da nova geração do Chevrolet Prisma – ou melhor, Onix Sedan.

    Segundo Rodrigo Fiocco, gerente de marketing da GM, “o nome Onix é muito forte, e representará uma nova família de carros globais”. QUATRO RODAS já havia aventado para a possibilidade da troca de nome no fim de março.

    Chevrolet Prisma Onix Sedan
    O Onix Sedan terá pegada de sedã compacto premium (Reprodução/Internet)

    O executivo evitou confirmar que o Prisma será rebatizado de Onix Sedan, mas o movimento é natural, já que o modelo recém-lançado na China adota essa nomenclatura.

    O carro foi apresentado à imprensa ainda na forma de protótipo e não foi autorizado o registro de qualquer imagem do veículo. Segundo a marca, o Onix Sedan brasileiro terá algumas diferenças em relação ao homônimo chinês.

    Continua após a publicidade
    Novo sedã em desenvolvimento no Campo de Provas da GM no Brasil (2)
    (Divulgação/Chevrolet)

    Outra novidade é que o três-volumes chegará ao mercado antes do hatch, e será lançado no Brasil ainda este ano – o que posterga a estreia do novo Onix para 2020.

    A GM também afirmou que o Onix Sedan chega ao mercado “para somar, e não substituir”. Isso indica que, ao menos em um primeiro momento, o modelo não irá tirar de linha o Prisma atual nem Cobalt.

    A dupla, porém, será afetada pela nova família de compactos. O Cobalt dificilmente permanecerá em linha além de 2020, para evitar canibalização com o Onix Sedan. Ao mesmo tempo, o Prisma passará a ser oferecido apenas na versão Joy.

    Continua após a publicidade
    Chevrolet Onix Sedan 2020
    Uma das maiores surpresas é o uso de suspensão dianteira com subchassi (Divulgação/Chevrolet)

    Também foi confirmado o uso dos novos motores 1.0 de três cilindros da família CSS, conforme antecipado com exclusividade por QUATRO RODAS.

    No Onix e Onix Sedan o propulsor será oferecido nas configurações aspirado e turbo, com câmbio sempre manual de seis marchas para a configuração aspirada e opção automático, também com seis marchas, para a variante turbinada.

    Chevrolet Onix Sedan desenvolvimento 3
    Visualmente, a grande novidade está no uso de lanternas traseiras bipartidas, similares às de Cobalt, Cruze e Malibu (Divulgação/Chevrolet)
    Continua após a publicidade

    Ainda, representantes da fabricante afirmaram que a distância entre-eixos do modelo ficará entre os 2,53 metros do atual Prisma e os 2,62 metros do Cobalt, muito provavelmente replicando os 2,60 metros já confirmados para o Onix Sedan chinês.

    Para o três-volumes chinês, aliás, a única mudança visual perceptível – lembrando que o modelo brasileiro ainda se encontra camuflado – está no desenho das luzes diurnas em LED localizadas na base do para-choque frontal.

    Chevrolet Onix Sedan desenvolvimento 2
    Onix Sedan tem 2,60 m de entre-eixos, 7 cm a mais que o Prisma e 2 cm a menos que o Cobalt (Divulgação/Chevrolet)

    De acordo com aquilo que nossa reportagem conseguiu enxergar no protótipo, o Onix Sedan brasileiro contará com suspensões tipo McPherson com subchassi (dianteira) e eixo de torção (traseira).

    Continua após a publicidade

    Veículo contava ainda com um par de freios a disco ventilados nas rodas da frente, sendo uma dupla de tambores atrás, e pneus 195/55 calçando rodas aro 16.

    Infelizmente, o carro se encontrava lacrado e, portanto, com a cabine ainda inacessível.

    Novo Chevrolet Prisma vira Onix Sedan e chega antes do hatch
    Sedã foi desenvolvido com participação de 14 países, incluindo o Brasil (Divulgação/Chevrolet)

    Construído a partir da plataforma modular global GEM, criada em parceria com a chinesa Saic, o Onix Sedan foi desenvolvido com o trabalho de 1.800 engenheiros em 14 países, sob supervisão da matriz nos Estados Unidos.

    Continua após a publicidade

    Um dos braços de desenvolvimento é a filial brasileira, no campo de provas da Cruz Alta, em Indaiatuba (SP). A promessa, segundo a fabricante, é elevar o padrão de qualidade da Chevrolet no mercado de compactos.

    “Queremos inaugurar um novo patamar de qualidade, dirigibilidade e performance com esses produtos em seus respectivos segmentos”, afirmou Gregório Del Rio, engenheiro-chefe global do projeto.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.