Enquanto o Chevrolet Onix Sedan não estreia no Brasil, os chineses já podem comprar o segundo modelo derivado da nova plataforma GEM. Trata-se da nova geração do Chevrolet Tracker, que estará no mercado brasileiro apenas em meados de 2020.
No mercado chinês, o SUV coneçou a ser oferecido a partir de 99.900 yuans, o equivalente a R$ 56 mil na conversão direta. Mais em conta que um Onix Activ, que custa R$ 62.290 com câmbio manual.
Outro detalhe é que o SUV compacto é mais potente: todas as versões têm motor turbo.
As versões 325T têm motor 1.0 três cilindros turbo com injeção direta de 125 cv (5.800 rpm) e 18,5 mkgf (entre 1.350 e 4.400 rpm) combinado com câmbio manual de seis marchas ou com o DSS, automático também de seis marchas.
Já as versões 335T estão mais alinhadas com mecânica disponível hoje no Brasil.
Seu 1.3 quatro-cilindros, também com turbo e injeção dentro da câmara de combustão, gera 164 cv (5.600 rpm) e 24,5 mkgf (entre 1.500 e 4.000 rpm) e está sempre combinado a um câmbio CVT.
Com esse conjunto o Tracker chega aos 100 km/h em 8,9 segundos, de acordo com a Chevrolet.
O consumo médio divulgado é de 19,6 km/l para o motor 1.0 e 17,5 km/l para o 1.3.
Maior, mas nem tanto
A nova plataforma é responsável por um aumento sensível nas dimensões do Tracker. Nesta nova geração, tem 4,27 m de comprimento (+ 1,2 cm), 1,79 m de largura (+1,3 cm), 1,60 m de altura (- 7 cm) e 2,57 m de entre-eixos (+ 1,5 cm).
A altura menor e os faróis e lanternas estreitos dão a impressão de que o Tracker está maior do que parece.
Nas versões Redline, grade, retrovisores e rodas pretas com detalhes vermelhos tentam fazer com que o SUV pareça mais esportivo do que ele é.
Por dentro, o Tracker preserva alguns elementos do novo Onix Sedan.
É o caso do volante, do quadro de instrumentos, dos botões do console central – entre eles, o que permite desligar o start-stop, algo que falta nos Chevrolet atuais – e da central multimídia MyLink+.
Ela é compatível com Apple CarPlay e, pelo Google ser proibido na China, o Baidu CarLife, que compensa a falta do Android Auto. A versão manual é a única sem internet 4G, mas apenas as versões mais caras tem armazenamento interno de 16gb.
Na parte da segurança, o SUV tem frenagem de emergência, alerta de colisão, identificação de pedestre, assistente de permanência em faixa, monitor de pressão dos pneus e câmera de ré.
Só que esses equipamentos só estão na versão mais cara, de 139.900 yuan, R$ 79.000 na conversão direta. Não é um problema: é menos que os R$ 92.590 cobrados pelo Tracker mais barato no Brasil.
No Brasil, o novo Tracker será vendido com motores 1.0 e 1.2 turbo, conforme antecipado por QUATRO RODAS em janeiro deste ano.
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