Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Novo Citroën Basalt começa a ser produzido; veja o que sabemos

Terceiro carro da família C-Cubed, SUV-cupê estreia no começo de outubro com motores 1.0 e 1.0 turbo

Por Nicolas Tavares
18 set 2024, 12h37
Citroën Basalt começa a ser produzido
Citroën Basalt começa a ser produzido (Divulgação/Citroën)
Continua após publicidade

O terceiro carro da Citroën da família C-Cubed está próximo de sua estreia. O Basalt iniciou sua produção em série na fábrica em Porto Real (RJ), encerrando o ciclo de investimentos de R$ 10 bilhões e fechando a linha nacional da empresa francesa. O lançamento comercial acontecerá nas próximas semanas.

“Além de inaugurar a produção do Novo Basalt, um produto fantástico e importante para a marca Citroën, celebramos um futuro promissor para a nossa fábrica no Rio de Janeiro, que receberá um novo ciclo virtuoso de investimentos e reforçará a aptidão multimarcas da nossa fábrica”, diz Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

Citroën Basalt começa a ser produzido
Citroën Basalt começa a ser produzido (Divulgação/Citroën)

É um momento importante para a Citroën, que chega ao final de um período de renovação. Há três anos, C4 Cactus era o único carro produzido pela empresa no Brasil. O ritmo ainda é pequeno, com a fábrica trabalha em um único turno de oito horas, produzindo cerca de 216 carros pro dia, mas que a empresa espera aumentar após a chegada do Basalt.

Como a estreia acontecerá no início de outubro, a Citroên ainda não comenta muito sobre o SUV-cupê, guardando as informações para o lançamento e prefindo falar sobre a fábrica.

Continua após a publicidade
Citroen Basalt 2025
(Yann Viana/Reprodução)

Aidna assim, já sabemos muito sobre o modelo, tanto pelas informações reveladas na Índia (onde já é vendido) como pelos flagras no Brasil. Será o maior carro da família C-Cubed, medindo 4,35 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,56 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. O C3 Aircross tem 4,32 m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos. A versão indiana tem 470 litros de porta-malas, um pouco menos do que os 493 l do Aircross.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Diversos flagras confirmaram tantos equipamentos quanto os motores e até os nomes das versões. De acordo com o Autos Segredos, a linha será composta pela versão Live de entrada, que terá o motor 1.0 Firefly de três cilindros que equipa Argo e Cronos, entregando 75 cv e 10,7 kgfm e com câmbio manual de 5 marchas.

Interior Citroën Basalt flagrado no Brasil sem camuflagem
Interior Citroën Basalt flagrado no Brasil sem camuflagem (Yann Viana/Reprodução)

Se seguir o C3 Live, será um carro bem simples, com ar-condicionado manual, direção elétrica, dois airbags, rádio, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e rodas de aço com calotas. Logo acima virá o Basalt Feel, que ganha vidros elétricos traseiros, central multimídia de 10” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, iluminação diurna em led, rodas de liga leve de 16”, volante com ajuste de altura, alarme e mais. Também deve ser vendido com o motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm, em conjunto ao câmbio CVT de sete marchas simuladas.

Continua após a publicidade

Para quem quiser o SUV-cupê mais equipado, existirá o Basalt Feel Pack 1.0 turbo, que deverá ser a primeira a contar com o painel de instrumentos digital, airbags laterais e rodas de liga leve de 17”. No topo da linha estará a variante Shine, com ar-condicionado digital, rodas diamantadas e bancos de vinil.

Os preços são uma incógnita. A Citroën deve apostar em tornar o Basalt o SUV-cupê mais barato do Brasil, posicionando-o tanto abaixo do Fiat Fastback (que custa entre R$ 119.990 e R$ 165.990) quanto do Volkswagen Nivus (R$ 119.990 a R$ 153.990). Asism, o mais provável é que tenha um preço inicial por volta de R$ 90.000 e R$ 100.000, alcançando algo em torno de 125.000 na versão topo de linha.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.