A versão atualizada do Mercedes-Benz Classe A chega ao Brasil com nove meses de diferença em relação ao lançamento mundial, ocorrido em outubro de 2022. Agora, o hatch é oferecido em apenas uma versão, A 200 AMG Line com motor híbrido leve e custa a partir de R$ 344.900.
O motor ainda é o quatro cilindros 1.3 turbo de 163 cv e 27,5 kgfm, mas tem o reforço de um motor de partida/gerador de 48V ligado a ele por meio de correia. Ele faz as vezes de alternador e ainda pode ajudar em retomadas e a manter velocidades de cruzeiro regulares.
O câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas foi mantido. Com esse conjunto, o hatch, com 1.440 quilos, pode chegar a 100 km/h em 8,2 segundos a partir da inércia; A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 225 km/h.
Em relação Ao visual, a maior novidade está no para-choque extenso que compõe o segmento AMG Line. Já a grade segue a identidade visual que a marca tem adotado, com diversas estrelas de três pontas cravejadas.
Os faróis Full LED adaptativos têm assinatura em LED atualizada e formato que combina com as lanternas traseiras. Outra novidade estética na parte traseira é o difusor.
Na parte interna, o modelo de 4,43 metros de comprimento mantém as telas digitais de 10,2” que compõem central multimídia e painel de instrumentos. Já o volante revestido em couro de base achatada é novidade.
Outros itens de série do A 200 AMG Line incluem assistente de estacionamento, chave presencial com partida por botão, luzes de boas-vindas, iluminação interna customizável, bancos esportivos, carregamento de celular por indução, teto solar panorâmico e assistente ativo de frenagem.
Além dessa lista, outro destaque do modelo é a nova geração do assistente MBUX, que pode ser gerenciado por voz. Segundo a Mercedes, a tecnologia está mais apurada e é capaz de explicar diversas funções do veículo.