Nossa Fiat Strada fez escola: a picape inovou com três portas na geração passada e, agora, é o compacto 500e que se rende à gambiarra prática. Sendo assim, o elétrico terá três opções de carroceria – junto com hatch e conversível.
Batizada com o sugestivo sobrenome “3+1”, essa nova versão segue exatamente o mesmo conceito que estreou anos antes com o utilitário feito aqui. Isso porque o pequeno acesso traseiro abriga o cinto e só abre com a porta dianteira.
Não há nenhuma mudança em relação às dimensões, conservando inclusive o entre-eixos das demais versões. Por isso, observando somente o lado do motorista, o 500 3+1 é igual ao hatch que já havia sido apresentado anteriormente.
De acordo com o fabricante, essa mudança incluiu apenas 30 kg ao peso total do veículo, que tem 1.330 kg na opção que testamos. Segundo os italianos, não houve nenhuma piora na dinâmica ou na eficiência energética do elétrico.
Com motor de 87 kW, equivalente a 118 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, o 500 3+1 promete chegar aos 100 km/h em 9 segundos e à velocidade máxima de 150 km/h. Já a autonomia WLTP é de 320 km – e 460 km só na cidade.
O modelo será vendido em três níveis de acabamento: Action, Passion e Icon. Conforme a versão, há sistema de condução semiautônoma com direito a reconhecimento de placas, além de central multimídia com wi-fi e assistência Alexa.
Não dá para esquecer que o novo 500e está prometido para chegar ao mercado brasileiro nos próximos meses, mas ainda não há indicativos de qual versão deverá desembarcar por aqui e quais serão os preços praticados para o compacto.
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