Novo Fiat Pulse: veja fotos, informações e mais sobre o SUV do BBB
Presentinho para o vencedor do Big Brother Brasil 21, o novo SUV da Fiat teve seu visual revelado. QUATRO RODAS preparou um guia para conhecê-lo a fundo
Após muito suspense, a Fiat finalmente apresentou seu novo carro. O Progetto 363 ainda não tinha nome definitivo, mas esse é não é mais um dos úmistérios que faltam a respeito do seu SUV, convidado surpresa no último almoço dos brothers durante o último dia do BBB.
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Serão alguns meses até que tudo seja definido e, finalmente, o modelo chegue às lojas. Enquanto isso, QUATRO RODAS reuniu todas as informações que sabemos para que você se mantenha por dentro do novo carro.
Design do Fiat Pulse
O Fiat Pulse inaugura uma inédita plataforma veicular batizada de MLA. Segundo a marca, a nova plataforma produzida em Betim (MG), aumenta os níveis de performance, robustez e conforto e vai elevar ainda mais os resultados de segurança dos novos produtos, e permite a adoção de novos sistemas.
O SUV compacto da Fiat optou, naturalmente, por seguir a linha do irmão hatch, reaproveitando detalhes como as portas e mantendo mesma ordem de grandeza em suas dimensões. Para diferenciá-los, entretanto, o projeto 363 ganhou dianteira e traseira exclusivas além de maior vão livre, entre outros detalhes.
Ao longo dos testes de rua, o para-choques dianteiro sempre se destacou, principalmente pelos grandes nichos dos faróis de neblina. Ao mesmo tempo, detalhes como a grade frontal, frisos e faróis principais full-led (com DRLs) expressaram clara inspiração da nova Fiat Strada no resultado final. Obviamente os protótipos rodavam camuflados em vias públicas, mas o Pulse volta e meia surgia com dose extra de disfarce no capô, alimentando especulações certeiras.
No fim das contas, o carro confirmou a informação de que o capô seria recuado, ao estilo do Renault Fluence, com a porção dianteira inferior se projetando em relação à tampa. Doses extras de estilo também vieram pela altura maior (afinal de contas, é um SUV) e uso de leds e mais tons de pintura ao longo do veículo.
Motores e desempenho do Pulse
A dianteira também atraiu olhares por conta, justamente, do que não se vê. O Fiat Pulse estreará o motor GSE T3, um 1.0 turbo com três cilindro e 12V. A unidade de potência ganhou até uma linha exclusiva de produção em Betim (MG), ao lado do 1.3 turbo T4, usado na nova Fiat Toro, novo Jeep Compass e no futuro Jeep Grand Commander.
Conforme apurado por QUATRO RODAS, espere 128 cv (gasolina) ou 131 cv (etanol) de potência e 21 kgfm de torque nos modelos equipados com a unidade 1.0. A transmissão será automática, com um novo câmbio CVT fabricado pela Aisin.
O segredo do desempenho recorde passa por engenhosidades como cabeçote redesenhado e, além de quatro válvulas por cilindro, a presença do sistema MultiAir de terceira geração comandando de modo variável as peças.
Por fim, há injeção direta que bicos que otimizam o spray de combustível na câmara de combustão e turbo de baixa inércia, com o compressor (caixa fria) mais próximo do coletor de admissão a fim de acelerar a resposta do motor. Cereja do bolo, o turbo tem menos lag e maior controle hidrodinâmico graças ao coletor de escape integrado ao cabeçote e novo wastegate eletrônico.
O novo 1.0, entretanto, não será a única opção do projeto, uma vez que os modelos de entrada contarão com transmissão manual de cinco marchas e o mesmo 1.3 aspirado de 109 cv do Argo. O câmbio automático será opcional nesses casos.
Interior do Pulse
Por dentro, o SUV será como um modelo de entrada do novo estilo que começa a predominar na dupla Fiat e Jeep. Além do volante já apresentado, há vários pontos em comum com o novo Compass 2022, como o friso cromado que atravessa o painel.
O Fiat Pulse também oferecerá a nova central multimídia Uconnect 5, com novo hardware capaz de torná-la mais ágil e responsiva, com touchscreen de 8,4’’ ou 10,1’’ de qualidade parecida com smartphones. Além das duas opções de tela da central, haverá painel de instrumentos analógico ou a mesma versão digital do Compass intermediário, com 8,4’’.
O destaque, entretanto, fica por conta da capacidade de conectividade do carro, aproveitando a exaltada parceria da finada FCA (hoje absorvida pela holding Stellantis) com Tim e Amazon.
Fruto disso, o Fiat Pulse se conectará por conta própria à rede 4G brasileira e será capaz de criar um hotspot Wi-Fi aos ocupantes. A função é completada pela capacidade do carro em funcionar como um gigante cartão de crédito, pagando itens como pedágio, abastecimento e drive-thru através da carteira virtual Fiat Cart. Em parceria com a Visa, não há necessidade de nenhuma ação do condutor, a não ser confirmar a transação pela central.
Preço do Fiat Pulse
As versões mais baratas do Pulse terão preço inicial na faixa dos R$ 80.000, superando os R$ 100.000 mas sem adentrar o terreno do SUV cupê que a Fiat prepara 2022, provisoriamente chamado de projeto 376.
A estratégia será o inverso da adotada pela VW com Nivus e T-Cross: em vez de o SUV cupê ser mais barato, ele será mais caro na linha Fiat. O 376 terá preço ao redor dos R$ 120.000. Também será maior: espere entre-eixos ao redor dos 2,60 m (o 363 mantém os 2,52 m do Argo), pois não pode se aproximar tanto dos 2,64 m do Jeep Compass.
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