Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Novo Ford Explorer: um SUV do jeito que seu carro deveria ser

Modelo passa a ter motor e câmbio de dez marchas do Mustang, mas não é tão potente quanto o esportivo

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
10 jan 2019, 15h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • ford-explorer-2020 (5)
    Design do Explorer sofreu evolução discreta (Divulgação/Ford)

    A Ford está dando um novo rumo aos seus negócios nos Estados Unidos. Com exceção do Mustang, todos os outros carros da marca serão picapes, SUVs e crossovers em um futuro não muito distante.

    O objetivo é seguir uma tendência que os números de venda da marca já revelam: a picape F-150 é seu modelo mais vendido, seguido pelo SUV médio Escape. Em terceiro lugar aparece o Explorer, um SUV grande que acaba de ter sua sexta geração revelada.

    ford-explorer-2020 (10)
    Traseira mantém as linhas clássicas do modelo (Divulgação/Ford)

    Por fora, o Ford Explorer não mostra grandes mudanças. Seu design é uma evolução do anterior, com grade mais larga em formado hexagonal e faróis mais estreitos.

    A coluna C inclinada para a frente, que o acompanha desde o lançamento, em 1990, permanece. As lanternas traseiras em formato quase triangular, também.

    Continua após a publicidade
    ford-explorer-2020 (1)
    Todas as gerações do Ford Explorer reunidas (Divulgação/Ford)

    A grande revolução está onde a vista não alcança. O novo Explorer é baseado na plataforma do Lincoln Aviator, maior e mais nobre. 25% da carroceria é feita de aço de alta resistência e ainda há partes de alumínio, como zonas de deformação, travessas dos para-choques, torres dos amortecedores e até o capô. Só isso já justifica o peso 90 kg menor.

    ford-explorer-2020 (2)
    Tela de 10,1″ foi instalada na vertical (Divulgação/Ford)

    Com esta nova plataforma, o Explorer volta a ter tração traseira, que havia abandonado na quinta geração. Isso não quer dizer que não há opção de tração integral.

    Continua após a publicidade

    Dependendo da versão, a tração com gerenciamento eletrônico terá até sete modos de operação: normal, para pisos escorregadios, terra e pedras, sport, reboque e eco. 

    ford-explorer-2020 (9)
    Espaço interno está mais amplo (Divulgação/Ford)

    Há duas opções de motores, mas apenas um câmbio. Versões menos potentes recebem o motor quatro cilindros 2.3 Ecoboost de 304 cv e 42,8 mkgf, enquanto as mais caras terão o V6 3.0 Ecoboost de 370 cv e 52,5 mkgf.

    O câmbio é sempre o automático de 10 marchas que já é usado pelo Mustang no Brasil.

    Continua após a publicidade
    +
    Entre-eixos cresceu 15 cm (Divulgação/Ford)

    A plataforma fez o entreeixos do Explorer crescer 15 cm. Talvez o espaço extra tenha motivado a Ford a instalar a central multimídia na vertical.

    Ela parece gigante, mas tem 10,1 polegadas nas versões mais caras e 8 polegadas nas mais acessíveis. O quadro de instrumentos é representado por uma tela de 12,3 polegadas. 

    Entre os equipamentos, há roteador de internet 4G, terceira fila de bancos com rebatimento elétrico, teto solar duplo e sistema de estacionamento automático que dispensa que o motorista controle freio e transmissão.

    Continua após a publicidade
    1366_2000 (3)
    SUV será lançado nos EUA em meados de 2019 (Divulgação/Ford)

    O novo Ford Explorer começa a ser vendido nos Estados Unidos no início do segundo semestre. Para 2020 já estão previstas uma versão híbrida e uma esportiva, ST.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.