Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Novo Ford Explorer: um SUV do jeito que seu carro deveria ser

Modelo passa a ter motor e câmbio de dez marchas do Mustang, mas não é tão potente quanto o esportivo

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
10 jan 2019, 15h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • SUV será lançado nos EUA em meados de 2019 (Divulgação/Ford)
    ford-explorer-2020 (5)
    Design do Explorer sofreu evolução discreta (Divulgação/Ford)

    A Ford está dando um novo rumo aos seus negócios nos Estados Unidos. Com exceção do Mustang, todos os outros carros da marca serão picapes, SUVs e crossovers em um futuro não muito distante.

    O objetivo é seguir uma tendência que os números de venda da marca já revelam: a picape F-150 é seu modelo mais vendido, seguido pelo SUV médio Escape. Em terceiro lugar aparece o Explorer, um SUV grande que acaba de ter sua sexta geração revelada.

    ford-explorer-2020 (10)
    Traseira mantém as linhas clássicas do modelo (Divulgação/Ford)

    Por fora, o Ford Explorer não mostra grandes mudanças. Seu design é uma evolução do anterior, com grade mais larga em formado hexagonal e faróis mais estreitos.

    A coluna C inclinada para a frente, que o acompanha desde o lançamento, em 1990, permanece. As lanternas traseiras em formato quase triangular, também.

    ford-explorer-2020 (1)
    Todas as gerações do Ford Explorer reunidas (Divulgação/Ford)

    A grande revolução está onde a vista não alcança. O novo Explorer é baseado na plataforma do Lincoln Aviator, maior e mais nobre. 25% da carroceria é feita de aço de alta resistência e ainda há partes de alumínio, como zonas de deformação, travessas dos para-choques, torres dos amortecedores e até o capô. Só isso já justifica o peso 90 kg menor.

    ford-explorer-2020 (2)
    Tela de 10,1″ foi instalada na vertical (Divulgação/Ford)

    Com esta nova plataforma, o Explorer volta a ter tração traseira, que havia abandonado na quinta geração. Isso não quer dizer que não há opção de tração integral.

    Continua após a publicidade

    Dependendo da versão, a tração com gerenciamento eletrônico terá até sete modos de operação: normal, para pisos escorregadios, terra e pedras, sport, reboque e eco. 

    ford-explorer-2020 (9)
    Espaço interno está mais amplo (Divulgação/Ford)

    Há duas opções de motores, mas apenas um câmbio. Versões menos potentes recebem o motor quatro cilindros 2.3 Ecoboost de 304 cv e 42,8 mkgf, enquanto as mais caras terão o V6 3.0 Ecoboost de 370 cv e 52,5 mkgf.

    Continua após a publicidade

    O câmbio é sempre o automático de 10 marchas que já é usado pelo Mustang no Brasil.

    +
    Entre-eixos cresceu 15 cm (Divulgação/Ford)

    A plataforma fez o entreeixos do Explorer crescer 15 cm. Talvez o espaço extra tenha motivado a Ford a instalar a central multimídia na vertical.

    Continua após a publicidade

    Ela parece gigante, mas tem 10,1 polegadas nas versões mais caras e 8 polegadas nas mais acessíveis. O quadro de instrumentos é representado por uma tela de 12,3 polegadas. 

    Entre os equipamentos, há roteador de internet 4G, terceira fila de bancos com rebatimento elétrico, teto solar duplo e sistema de estacionamento automático que dispensa que o motorista controle freio e transmissão.

    Continua após a publicidade
    1366_2000 (3)
    SUV será lançado nos EUA em meados de 2019 (Divulgação/Ford)

    O novo Ford Explorer começa a ser vendido nos Estados Unidos no início do segundo semestre. Para 2020 já estão previstas uma versão híbrida e uma esportiva, ST.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.