Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Revista em Casa por 9,90

Novo Ford Focus é apresentado pela primeira vez

Hatch continuará com o câmbio Powershift, mas seu futuro no Brasil é incerto

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
22 dez 2017, 18h21 • Atualizado em 9 jan 2018, 15h43
  • Ford Focus 2019 camuflado
    Imagem divulgada pela Ford mostra o novo Focus com a carroceria definitiva escondida por adesivos (Divulgação/Ford)

    A boa notícia: a Ford divulgou a primeira imagem oficial do novo Ford Focus, que será lançada no ano que vem.

    A má notícia: a quarta geração do hatch médio ainda aparece com camuflagem colorida. Tudo porque sua primeira aparição em público será durante o Salão de Genebra, em março.

    Pelo menos a camuflagem permitem ver as novas linhas do Focus. A grade hexagonal está mantida, mas em posição mais baixa e os faróis assumiram formato triangular. Os faróis de neblina foram colocados em posição mais elevada

    O capô ganha vincos mais pronunciados e o para-brisa mais vertical dá a impressão de que o capô está mais longo do que antes. A linha de cintura deixou de ser reta para acompanhar o para-lama traseiro mais encorpado.

    Continua após a publicidade
    Efeito de luz e sombra realçam os volumes na lateral da carroceria
    Projeção mostra como deverá ficar a traseira do novo Focus (Projeção Du Oliveira/Quatro Rodas)

    Essas mudanças também foram feitas pensando em otimizar a aerodinâmica do hatch.

    O futuro Focus será mais bem equipado, com itens como a central SYNC 3, instalada acima das saídas de ar-condicionado centrais. Em outras palavras, seguirá o estilo do EcoSport e do Ka 2019.

    Continua após a publicidade

    Outros novos equipamentos são o alerta de mudança involuntária de faixa e os faróis full-led.

    Novo Ford Focus
    Capô que parece mais longo é uma das características mais marcantes da quarta geração do Focus (Du Oliveira/Quatro Rodas)

    Na Europa, o novo Ford Focus será oferecido com o motor 1.0 3 cil. EcoBoost e com o novo 1.5 EcoBoost, também de três cilindros, além de um 2.0 aspirado.

    Continua após a publicidade

    Vale dizer que o câmbio Powershift de dupla embreagem e seis marchas será mantido.

    Futuro incerto no Brasil

    A Ford ainda não decidiu o que fazer com o Focus fabricado na Argentina. No Brasil, hatches médios são as novas vítimas dos SUVs compactos e perdem participação ano após ano.

    Contudo, são as vendas do modelo na Argentina que justificam sua produção local atualmente.

    O que já está certo é que o hatch médio não receberá o motor 1.5 3 cil. TiVCT de 137 cv, nem o câmbio automático de seis marchas. Ambos estrearam no EcoSport 2018 em substituição ao motor 1.6 sigma e ao câmbio Powershift.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    SUPER BLACK FRIDAY

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 3,99/mês
    SUPER BLACK FRIDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$47,88, equivalente a R$3,99/mês.