Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Novo Honda Civic Type R é mais potente de todos e fará história no Brasil

De olho no GR Corolla, Honda apresenta Civic Type R em busca de ser o hatch esportivo japonês que chamará a atenção em 2023

Por Eduardo Passos
Atualizado em 24 set 2022, 17h25 - Publicado em 21 jul 2022, 13h47
Novo Type R tem carroceria do Civic Hatchback
Novo Type R tem carroceria do Civic Hatchback (Divulgação/Honda)
Continua após publicidade

A própria Honda admite que em 2022 seu foco está nos SUVs. Mesmo assim, a japonesa não deixou de agradar os fãs da esportividade e acaba de revelar a nova geração do Civic Type R, que está confirmado para o Brasil.

O hatch esportivo é conservador na proposta, e recusa até transmissão automática; seu motor 2.0 é o mesmo da geração anterior, mas com números que prometem bater marcas anteriores. O modelo terá entrega de 10 cv a mais em relação à geração anterior, cunhada de FK8.

Novo Honda Civic Type R 2023
Novo Honda Civic Type R 2023 (Divulgação/Honda)

Segundo a Honda, o novo Civic Type R é a versão mais potente da história do esportivo, que estreou em 1997. Isso quer dizer que o motor 2.0 turbo de quatro cilindros tem capacidade para desenvolver 330 cv a 6.500 rpm. Já o torque máximo será de 42,8 mkgf entre 2.600 rpm e 4.000 giros, ante 40,7 mkgf do modelo antecessor.

Para provar seu ponto, a marca levou o modelo, ainda em fase de testes, para o circuito de Suzuka, onde fez a volta mais rápida da história entre carros de tração dianteira. Esse recorde, obviamente, não vem apenas da potência: o Type R está mais largo e baixo, com rigidez torcional elevada e pneus também de maior largura. Além de estilo, o para-choque dianteiro e o aerofólio traseiro cumprem função aerodinâmica numa eventual volta em pista.

Continua após a publicidade
Escapamento triplo permanece
Escapamento triplo permanece (Divulgação/Honda)

Interior

De acordo com Mike Kistemaker, vice-presidente da Honda norte-americana, o novo Civic quer mostrar que o dono importa. Não apenas no sentido de qualidade, mas de que o “piloto” realmente domina o carro, e não a tecnologia.

2023 Honda Civic Type R
(Divulgação/Honda)

Se tratando de um veículo projetado para a emoção em alta velocidade, esse “domínio” veio aproveitando o interior de poucas telas do novo Civic Hatchback e usando os visores para o que importa.

Continua após a publicidade
2023 Honda Civic Type R
(Divulgação/Honda)

O quadro de instrumentos é digital, mas o layout foi pensado para que o condutor obtenha informações de condução o mais rápido possível. A central multimídia funciona quase como um painel de telemetria: há desde cronômetro a até registro de movimentos dinâmicos do veículo, com medidas em kilonewtons.

2023 Honda Civic Type R
(Divulgação/Honda)

Quem precisar de uma ajudinha terá uma pontuação medida a partir dos sensores do Civic. O câmbio manual também conta com o rev matching, que mantem o giro do motor durante as trochas de marcha, como um punta-tacco eletrônico.

Continua após a publicidade
2023 Honda Civic Type R
(Divulgação/Honda)

Tudo isso serve para que o Civic Type R voe. O condutor, entretanto, deve ficar bem seguro pelos bancos não apenas esportivos e vermelhos, mas com suede de atrito elevado, que mantem os ocupantes ainda mais firmes.

Compartilhe essa matéria via:

O Honda Civic Type R chegará primeiro ao Japão, em setembro. Até lá as informações mecânicas devem ser completamente divulgadas. No Brasil, o protagonista de uma promissora rivalidade contra o Toyota GR Corolla desembarcará em 2023.

Type R
Em breve nas ruas brasileiras (Divulgação/Honda)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.