A própria Honda admite que em 2022 seu foco está nos SUVs. Mesmo assim, a japonesa não deixou de agradar os fãs da esportividade e acaba de revelar a nova geração do Civic Type R, que está confirmado para o Brasil.
O hatch esportivo é conservador na proposta, e recusa até transmissão automática; seu motor 2.0 é o mesmo da geração anterior, mas com números que prometem bater marcas anteriores. O modelo terá entrega de 10 cv a mais em relação à geração anterior, cunhada de FK8.
Segundo a Honda, o novo Civic Type R é a versão mais potente da história do esportivo, que estreou em 1997. Isso quer dizer que o motor 2.0 turbo de quatro cilindros tem capacidade para desenvolver 330 cv a 6.500 rpm. Já o torque máximo será de 42,8 mkgf entre 2.600 rpm e 4.000 giros, ante 40,7 mkgf do modelo antecessor.
Para provar seu ponto, a marca levou o modelo, ainda em fase de testes, para o circuito de Suzuka, onde fez a volta mais rápida da história entre carros de tração dianteira. Esse recorde, obviamente, não vem apenas da potência: o Type R está mais largo e baixo, com rigidez torcional elevada e pneus também de maior largura. Além de estilo, o para-choque dianteiro e o aerofólio traseiro cumprem função aerodinâmica numa eventual volta em pista.
Interior
De acordo com Mike Kistemaker, vice-presidente da Honda norte-americana, o novo Civic quer mostrar que o dono importa. Não apenas no sentido de qualidade, mas de que o “piloto” realmente domina o carro, e não a tecnologia.
Se tratando de um veículo projetado para a emoção em alta velocidade, esse “domínio” veio aproveitando o interior de poucas telas do novo Civic Hatchback e usando os visores para o que importa.
O quadro de instrumentos é digital, mas o layout foi pensado para que o condutor obtenha informações de condução o mais rápido possível. A central multimídia funciona quase como um painel de telemetria: há desde cronômetro a até registro de movimentos dinâmicos do veículo, com medidas em kilonewtons.
Quem precisar de uma ajudinha terá uma pontuação medida a partir dos sensores do Civic. O câmbio manual também conta com o rev matching, que mantem o giro do motor durante as trochas de marcha, como um punta-tacco eletrônico.
Tudo isso serve para que o Civic Type R voe. O condutor, entretanto, deve ficar bem seguro pelos bancos não apenas esportivos e vermelhos, mas com suede de atrito elevado, que mantem os ocupantes ainda mais firmes.
O Honda Civic Type R chegará primeiro ao Japão, em setembro. Até lá as informações mecânicas devem ser completamente divulgadas. No Brasil, o protagonista de uma promissora rivalidade contra o Toyota GR Corolla desembarcará em 2023.