Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Novo Hyundai Creta já está defasado no Brasil – e que continue assim

SUV estreia com frente do Tucson na Indonésia, mas permanece com o mesmo design na traseira

Por João Vitor Ferreira
13 nov 2021, 10h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A nova geração do Hyundai Creta vai estrear na Indonésia de cara nova. A novidade do SUV compacto é a dianteira completamente diferente, inspirada e inspirada na nova geração do “irmão”, Tucson. Só não sabemos se a intenção era melhorar o visual do modelo.

    Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

    A estratégia é até estranha, pois o carro lançado no Brasil em agosto foi apresentado há apenas dois anos, na China, onde é chamado de iX25. De 2019 para cá, foi alcançando novos mercados, como Rússia e Índia, sempre com pequenas particularidades para cada mercado

    No Brasil, por exemplo, o Creta tem base da grade dianteira diferente e com outros detalhes cromados, além da placa na tampa do porta-malas, semelhante ao vendido na Rússia e também ao carro da Indonésia.

    Continua após a publicidade
    Hyundai Creta Indonésia traseira
    Traseira se manteve intacta e idêntica ao do modelo brasileiro (Divulgação/Hyundai)

    Mas em nenhum lugar do mundo a frente se assemelha a do carro produzido na Indonésia. Como dito, sua dianteira é inspirada no Tucson, com direito a luzes camufladas no desenho da grade e o faróis principais nas laterais, sem aqueles três blocos de luzes separadas. O design aparenta ser mais bruto. 

    Hyundai Creta Indonésia
    As rodas são de 17 polegadas (Divulgação/Hyundai)
    Continua após a publicidade

    A Hyundai, literalmente, juntou uma frente nova com a traseira do nosso Creta, no melhor estilo doutor Frankenstein.

    Você pode até não ter gostado do design do Hyundai Creta brasileiro, mas há de concordar que, pelo menos, o design exótico ta frente conversa com as linhas exóticas da traseira. No modelo indonésio, fica a impressão que frente e traseira pertencem a dois carros diferentes — e, tecnicamente, é isso mesmo.

    Hyundai Creta Indonésia 3x4
    O Creta da Indonésia ficou também 15 mm maior, medindo agora 4315 mm (Divulgação/Hyundai)
    Continua após a publicidade

    Por dentro, o volante é o mesmo. A principal mudança está no painel, que trocou os ponteiros analógicos por uma tela de 10,25’’ totalmente digital (igual a da versão topo de linha indiana). Já a central multimídia tem, somente, a opção com tela de 8’’, assim como a das versões mais básicas do Brasil.

    Hyundai Creta Indonésia lateral
    Na Indonésia, o Creta mais básico custará o equivalente a quase U$ 19.600, algo próximo dos R$ 107.000 (Divulgação/Hyundai)

    O motor também não mudou na comparação com a Índia. Trata-se do mesmo 1.5 Smartstream aspirado a gasolina de 115 cv. O SUV será equipado com câmbio manual de seis marchas ou automático IVT, semelhante ao CVT, mas com correntes no lugar das correias.

    Continua após a publicidade
    Hyundai Creta Indonésia interior
    A central multimídia tem design diferente, mas o tamanho é o mesmo da versão brasileiro. Sistema de som conta com 8 alto-falantes da Bose (Divulgação/Hyundai)

    Como informa a Hyundai, essa nova versão do Creta foi pensada exclusivamente para a Indonésia. Porém, há informações de que a reestilização chegue para a Índia em meados de 2022. Se a marca seguir a lógica de uma atualização após dois anos de lançamento, devemos ver o “novo novo” Creta no Brasil por volta de 2023.

    Pensando melhor, talvez seja melhor mantê-lo assim, defasado.

    Continua após a publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
    A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.