Novo Hyundai HB20 tira nota abaixo do Chevrolet Onix no Latin NCAP
Menos equipado que o rival em segurança, compacto recebeu quatro estrelas de proteção para adultos e três para a segurança infantil
O Latin NCAP revelou, nesta quarta-feira (11), o resultado dos testes de impacto do novo Hyundai HB20. O veículo recebeu quatro estrelas de proteção para adultos e três para a segurança infantil.
As avaliações foram mais baixas que a de seu concorrente direto no mercado: o Chevrolet Onix hatch. Quando testado, em novembro, o GM gabaritou o ensaio com cinco estrelas para adultos e crianças.
O Hyundai foi para o campo de provas com dois airbags frontais padrão e controle de estabilidade (ESC) como opcional para todas as versões – diferente do Onix, que é equipado de série com ESC e seis airbags em toda a gama.
De acordo com o Latin NCAP, o modelo demonstrou uma boa proteção no impacto frontal a 64 km/h, mas na batida lateral a 50 km/h a proteção para o tórax do adulto foi considerada fraca e, por isso, resultou na perda de uma estrela.
A segurança para crianças ficou em três estrelas e foi considerada boa.
Porém, o sistema de ancoragem Top Tether da cadeirinha infantil fez o encosto do banco traseiro se descolar durante o ensaio, causando um movimento excessivo da cabeça dos bonecos para a frente.
A estrutura da carroceria foi avaliada como estável e poderia suportar cargas maiores na colisão, segundo o órgão.
A sinalização do Isofix não está de acordo com a norma do Latin NCAP e o veículo testado não oferece o airbag lateral de série. Além disso, o controle eletrônico de estabilidade é disponibilizado como opcional na maioria das versões.
O secretário geral da entidade, Alejandro Furas, afirmou que “esperava muito mais do HB20, especialmente considerando que seu concorrente direto, o Chevrolet New Onix, ganhou recentemente cinco estrelas.”
Além do HB20, foram testados: Renault Sandero/Logan/Stepway e Toyota Corolla.
Novidades para 2020
Um novo protocolo de testes será aplicado pelo Latin NCAP em 2020. Mais rígido, ele terá novas regras como: ESC e AEB como requisitos mínimos para as cinco estrelas. Além disso, os carros passarão pelo teste de atropelamento, simulando colisões contra pedestres.