Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Novo Jeep Grand Cherokee é híbrido de 375 cv e faz até 24,2 km/l

Nova geração do Grand Cherokee tem sistema híbrido engenhoso com três motores, duas embreagens, câmbio automático e tração 4x4

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 set 2021, 14h52 - Publicado em 29 set 2021, 14h36
  • Seguir materia Seguindo materia
  • 2022-Jeep-Grand-Cherokee
     (Divulgação/Jeep)
    2022-Jeep-Grand-Cherokee
    (Divulgação/Jeep)

    Meses depois de apresentar o inédito Grand Cherokee L, com três filas de assentos e sete lugares, a Jeep mostra agora a nova geração do tradicional Grand Cherokee, de cinco lugares. E mesmo assim ainda tem novidades: é o primeiro com versão híbrida.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    Diz a fabricante que este novo Jeep Grand Cherokee é baseado em uma plataforma inteiramente nova, o que tornou possível a criação de uma versão híbrida plug-in. O Grand Cherokee 4xe combina um motor 2.0 turbo a gasolina e seu câmbio automático de oito marchas com dois motores elétricos e uma bateria de 17 kWh e 400V.

    Trata-se do mesmo sistema híbrido do Wrangler 4xe, que entrega potência combinada de 375 cv e 65 kgfm de torque máximo. A promessa é de uma autonomia elétrica de 40 km e um consumo de 24,2 km/l. E tem uma estratégia própria para conseguir isso. 

    2022-Jeep-Grand-Cherokee
    (Divulgação/Jeep)

    Um dos motores elétricos é, na verdade, um motor gerador de alta tensão com refrigeração líquida que substitui o alternador e o motor de partida e é conectado à polia do virabrequim por uma correia. O outro motor elétrico é mais potente (tem cerca de 145 cv) e é capaz de impulsionar o veículo sozinho. Até aí, não é tão diferente de outros híbridos.

    2022-Jeep-Grand-Cherokee
    (Divulgação/Jeep)

    A grande diferença é que o motor elétrico maior está posicionado entre o motor a gasolina e o câmbio automático de oito marchas, onde estaria o conversor de torque. Como o motor 2.0 pode funcionar apenas como gerador, há uma embreagem para desconectá-lo do motor elétrico mais forte, que neste modo de funcionamento torna-se responsável por impulsionar o SUV.

    2022-Jeep-Grand-Cherokee
    (Divulgação/Jeep)

    Também é incomum o motor elétrico ter sua força gerenciada pelo câmbio automático. Há, inclusive, outra embreagem entre o motor elétrico e o câmbio, para “melhorar a dirigibilidade e eficiência”. Com isso, o sistema de tração 4×4 pode ter a mesma arquitetura das versões a gasolina. O impulso do motor 2.0 às rodas só é fundamental a partir dos 135 km/h, até lá o motor elétrico pode dar conta sozinho.

    Continua após a publicidade

    Nos Compass e Renegade 4xe, que estreiam no Brasil antes que o ano acabe, o impulso dos motores elétricos é exclusivo do eixo traseiro e, assim, forma a tração 4×4.

    2022-Jeep-Grand-Cherokee
    (Divulgação/Jeep)

    O Jeep Grand Cherokee 4xe estará disponível nos Estados Unidos nas versões Trailhawk, Limited, Overland, Summit e Summit Reserve. Na Trailhawk o sistema de tração é o Quadra-Drive II 4×4, com caixa de transferência de duas velocidades e reduzida.

    2022-Jeep-Grand-Cherokee
    (Divulgação/Jeep)

    Também tem diferencial traseiro de deslizamento limitado controlado eletronicamente e diferentes modos de funcionamento  (Auto, Sport, rocha, neve e lama/areia) e assistente de subida e descida. A suspensão pneumática Quadra-lift padrão permite alcançar distância livre do solo de até 27,8 cm, podendo ultrapassar veios d´agua com até 61 cm de profundidade.

    2022-Jeep-Grand-Cherokee
    (Divulgação/Jeep)

    Nos Estados Unidos, o novo Jeep Grand Cherokee também estará disponível com o motor V6 3.6 Pentastar com 289 cv e 36 kgfm e o V8 5.7 Hemi de 352 cv e 53,9 kgfm.

    2022-Jeep-Grand-Cherokee
    (Divulgação/Jeep)

    Seguindo o Grand Cherokee L, a versão de cinco lugares tem novo painel com um par de telas de 10,1 polegadas, uma para a central multimídia e outra para o quadro de instrumentos, além de uma tela de 10,25 polegadas exclusiva para o entretenimento do passageiro dianteiro. Para a segunda fila, há outras duas telas com Amazon Fire TV embutido.

    2022-Jeep-Grand-Cherokee
    (Divulgação/Jeep)

    A central Uconnect 5 também tem integração com Alexa, Apple CarPlay e Android Auto sem fio, navegação por satélite e hotspot 4G para até oito dispositivos.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Capa 749

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.