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Novo Jeep Grand Cherokee vem ao Brasil como híbrido que faz 23,8 km/l

A quinta geração do SUV chegará em breve ao Brasil na configuração híbrida plug-in 4xe, de 380 cv de potência

Por Rafael Sommadossi
Atualizado em 14 set 2023, 16h27 - Publicado em 14 set 2023, 16h27
Quinta geração: Grand Cherokee agora em versão Híbrida Plug-in no Brasil
 (Divulgação/Jeep)
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O Jeep Grand Cherokee está prestes a voltar ao mercado brasileiro: em sua quinta geração, o SUV foi confirmado pela marca ao Brasil, onde chegará “em breve” – o que poderá ocorrer entre o final de 2023 e o início de 2024. A Jeep também anunciou que o modelo virá em sua configuração 4xe, ou seja, híbrida plug-in.

Apesar de estar posicionando acima do Commander, o Grand Cherokee leva apenas cinco pessoas em sua versão convencional. A L, que tem chances de chegar por aqui em outro momento, fica responsável por levar até sete ocupantes.

Jeep Grand Cherokee 4xe
Jeep Grand Cherokee 4xe (Divulgação/Jeep)

No desenho, o SUV serviu de inspiração para o brasileiro Commander, com faróis e lanternas afilados e horizontais, além das sete fendas frontais de tamanho reduzido. O interior guarda semelhanças com os “irmãos” Compass e Commander, mas se diferencia pelo acabamento, mais luxuoso, e pela posição da tela da central multimídia, mais baixa. Além do quadro de instrumentos digital e da multimídia, há uma terceira tela à frente do passageiro. Não se sabe, porém, se o item virá ao Brasil.

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É certo, porém, que ele terá um amplo pacote de equipamentos, com faróis e lanternas full led, sistemas ADAS (como frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, alertas de pontos cegos, manutenção do veículo em faixa, entre outros), Android Auto e Apple CarPlay sem fio, bancos dianteiros elétricos e assistente de estacionamento.

Jeep Grand Cherokee 4xe
Jeep Grand Cherokee 4xe (Divulgação/Jeep)

A configuração confirmada ao Brasil é a 4xe, híbrida plug-in (com necessidade de recarga em rede elétrica) que combina o motor 2.0 turbo da Ram Rampage (e que equipará os Jeep Compass e Commander, em breve), com um sistema elétrico. Juntos, eles entregam 380 cv de potência e 64,9 kgfm de torque. A tração 4×4 é feita de forma eletrônica pelo sistema elétrico, que envia força às rodas traseiras.

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A grande diferença para o Compass 4xe é que o motor elétrico maior está posicionado entre o motor a gasolina e o câmbio automático de oito marchas, onde estaria o conversor de torque. Como o motor 2.0 pode funcionar apenas como gerador, há uma embreagem para desconectá-lo do motor elétrico mais forte, que neste modo de funcionamento torna-se responsável por impulsionar o SUV. 

Jeep Grand Cherokee 4xe
Jeep Grand Cherokee 4xe (Divulgação/Jeep)

O conjunto de baterias com 17 kWh garante autonomia elétrica de 40 km. Nos padrões de medição dos Estados Unidos, o Grand Cherokee 4xe tem média de consumo de 23,8 km/l. Os preços do Grand Cherokee 4xe no país ainda não foram divulgados, porém é possível que ele fique próximo dos R$ 400.000, já que o Compass 4xe é vendido por aqui a R$ 295.095.

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