A família EV da Kia ficará maior em breve. Depois do seu conceito aparecer, agora oficialmente o Kia EV5 está anunciado. E para quem gostou da prévia, boa notícia é que o modelo está praticamente idêntico ao protótipo.
Não é a primeira vez que vemos imagens da versão de produção do utilitário, mas essas são as primeiras fotos oficiais. Há uma semana o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China revelou EV5 antes mesmo da Kia, através de documentos de homologação. Porém, com o lançamento oficial, podemos enfim ver como ficou o interior, que também segue fiel ao conceito.
Por fora fica até difícil apontar as diferenças; é quase como um jogo dos sete erros. Os mais observadores notarão que as grandes rodas de 21’’ foram trocadas por versões menores e com um desenho ligeiramente modificado. De acordo com as informações o EV5 estará disponível com rodas de 17’’ e 18’’.
As formas se mantiveram bem retilíneas, assim como as do irmão maior EV9, dando ao SUV uma forma bem quadrada. Uma diferença do EV5 para sua versão conceitual está nas portas: a versão de produção perde os grandes vincos na base e na parte superior das portas que existiam antes.
Fora isso, para-choques, faróis, luzes traseiras e todo o resto seguem exatamente igual. De acordo com a Kia, o EV5 será vendido com 10 opções de cores para a carroceria, incluindo o prata Ivory do protótipo.
No interior há mais semelhanças. Por outro lado, as diferenças estão mais evidentes, com tudo se tornando mais convencional e menos futurista. O volante, por exemplo, tem um desenho mais tradicional, ao invés do de base achatada do protótipo.
Já o console central tem todos os elementos que estamos acostumados a ver em um carro, como controles do ar-condicionado, pisca-alerta e saídas de ar. Mas a Kia trouxe para o EV5 de produção um detalhe bem incomum do conceito, que são os botões sensíveis ao toque no próprio painel. Eles ficam entre as saídas de ar e a multimídia e, a julgar pelos desenhos, servem para controlar o sistema de entretenimento.
As telas da central multimídia e do quadro de instrumentos digital continuam integradas. O que não saiu como “prometido” é a estética do interior, que pode ser iluminado em 64 cores diferentes pelos leds. Elas controlam sua intensidade e podem variar de acordo com o modo de condução, estando diretamente ligadas aos alertas de assistência ao motorista.
Quem viu o conceito se lembra das cadeiras giratórias na segunda fileira e o porta-malas que virava um banquinho. O que temos de fato, porém, é apenas uma mesinha que pode ser montada no bagageiro.
Sobre a potência do EV5, ainda não há nada revelado. O que sabemos é que o SUV de 4,7 m de comprimento — 34 cm maior que um Sportage — não será feito sobre a plataforma E-GMP dos irmãos EV6 e EV9. Apesar dessa informação, a Kia não disse se essa será uma arquitetura totalmente nova ou uma variação da IMA (Integrated Modular Architecture), recém-anunciada e compartilhada com a Hyundai.
O que se sabe da plataforma do EV5 é que ela terá tensão mais baixa, de 400V —a E-GMP chega aos 800V. Ou seja, entregará uma velocidade de carregamento menor.
O EV5 é mais um de 14 elétricos que serão lançados nos próximos anos pela montadora. Todos serão globais e chegarão ao mercado até 2027. Ainda não se sabe quais serão os próximos carros da lista, mas acredita-se que possam ser o EV4 e o EV3.