Novo Lexus LX 600 tem grade em forma de barbeador e central com duas telas
Novo SUV da divisão de luxo da Toyota tem mais de 400 cv e muito conforto para os passageiros
Depois de a Toyota ter apresentado o novo Land Cruiser, sua marca de luxo, a Lexus, não ficou para trás e apresentou a versão mais opulenta do SUV, o Lexus LX 600.
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Um pacote completo de mudanças veio para deixar o LX 600 de acordo com a tecnologia dos dias atuais. De antigo mesmo só a distância entre eixos, que permanece com os mesmos 2,85 m desde a primeira geração, de 1995.
Começando por onde as mudanças são mais nítidas, o visual foi bem modificado. Na dianteira, a grade está ainda maior e teve seu design levemente alterado, mantendo as barras flutuantes. Mas perdeu a moldura, além de ganhar seções centrais ocas que favorecem o resfriamento do motor. Novas entradas de ar laterais maiores também foram adicionadas.
Os faróis em forma de “L” têm efeito tridimensional, com lentes internas duplas que proporcionam uma sensação de profundidade, dependendo do ângulo de visão.
Na traseira, as luzes continuam se conectando por uma faixa que atravessa o porta-malas, e agora o símbolo da Lexus foi trocado por um letreiro com o nome da marca.
Passando para a parte de dentro, a Lexus apostou em duas telas touchscreen para funções multimídia. A primeira e principal tem 12,3’’ e será responsável por transmitir as imagens das câmeras externas, operar os sistemas de navegação e áudio. Enquanto isso, na tela de baixo, de 7’’, são mostrados diferentes status do veículo e é possível controlar o ar-condicionado.
A Lexus adotou esse formato, pois acredita que ele favorece o motorista em situações off-road, permitindo visualizar as câmeras e as informações importantes sobre o carro ao mesmo tempo.
O novo LX 600 também se atualizou em relação à interatividade. A Lexus apostou, principalmente, nos controles por voz, acreditando que essa será a principal forma de interação homem-máquina do SUV. O novo Voice Assistant tem microfones duplos com capacidade de localização de alto-falante e cancelamento de ruído aprimorado, que melhoram a experiência de interatividade com o sistema.
Todas as preferências do motoristas podem ser salvas e compartilhadas, graças ao sistemas de armazenamento na nuvem. Depois de criar o seu perfil no aplicativo, suas informações ficam guardadas podendo ser acessadas de outros veículos que possuem o Lexus Interface.
O sistema também favorece a navegação. O Lexus Interface se baseia nos pontos de interesse do Google, permitindo direções e mapeamentos mais rápidos e precisos. E em caso de problemas, as melhorias e correções devem ser feitas de maneira rápida e simples, graças às atualizações feitas pelo ar.
As novidades também aparecem nas versões. Além das já conhecidas Standard, Premium e Luxury, agora juntam-se à família as novas F Sport e Ultra Luxury. Começando pela versão esportiva, ela ganha novo visual para a grade, que substitui as sete barras flutuantes. As rodas, nessa versão, são de aço forjado e tem 22’’. Por dentro, o volante e câmbio ganham acabamento em couro texturizado para melhorar a aderência, enquanto os bancos têm design exclusivo para amenizar os trancos laterais.
Os amortecedores dianteiro e traseiro tem ajustes especiais na versão F-Sport. Somam-se a eles o diferencial de deslizamento limitado da Torsen, suspensão variável adaptativa revisada e sistema de direção elétrica.
A versão Ultra Luxury, por sua vez, foca no conforto dos passageiros. Ela tem dois assentos individuais atrás, com encostos de cabeça curvos, inclinação do banco de até 48 graus e um espaço para os joelhos de até 1,10 m. As telas atrás dos bancos dianteiros podem inclinar em diferentes direções e até um descanso para os pés pode ser acoplado para favorecer uma experiência VIP aos que viajam atrás.
O terceiro assento dá lugar a um painel de controle, capaz de controlar todas as posições dos bancos. Ela também está equipada com espaço para carregamento sem fio, porta USB e porta-copos com tampa, que ao ser fechada, se transforma em uma mesa de apoio.
O que todas as versões têm de igual é o motor. O V8 3.5 biturbo foi o escolhido para substituir o antigo V6 que equipava a geração anterior do Lexus LX. Capaz de gerar 415 cv e 66,2 kgfm, ele tem cerca de 26 cv e 10,5 kgfm a mais que o motor antigo, além de ser mais leve.
Falando em peso, a Lexus afirmou que o novo LX600 está 200kg mais leve que o anterior. Muito disso deve-se à nova arquitetura de alumínio. A marca não deu muitos detalhes sobre ela, apenas que a plataforma é 20% mais rígida que a antecessora.
A transmissão automática agora tem dez velocidades, duas a mais que a última geração. A primeira marcha foi configurada para oferecer uma partida mais suave, mas sem perder a força em baixa velocidade para as manobras off-road. Já a décima marcha, permite que o motor opere em baixas rotações, mesmo com o carro em uma velocidade alta, reduzindo o consumo de combustível. Em relação a tração, a novidade é que agora o motorista pode escolher entre 4X4 e 4X4 reduzida.
A suspensão tem um sistema inteligente, que se adapta às condições do terreno e diminui ou aumenta a altura do carro automaticamente. Enquanto o veículo está em movimento, há três ajustes: Normal, Hi1 e Hi2, além da configuração Baixa, para a entrada e saída de passageiros.
O amortecimento foi atualizado para manter o total conforto do LX 600 mesmo nos ambientes mais hostis. Para isso, os amortecedores tiveram seu layout alterado, permitindo que ele acompanhe melhor os movimentos verticais das rodas.
Todas as configurações automáticas também são alteradas de acordo com o modo de direção selecionado. Chamado de Multi-Terrain, esse sistema pré-seleciona algumas configurações de acordo com o modo escolhido, são eles: Areia, Rochas, Cascalho, Lama e Neve Profunda. Já no modo automático, o carro trabalha de maneira autônoma, identificando através de sensores a melhor maneira de otimizar a pressão hidráulica do freio, a força motriz e o controle da suspensão.
Para completar o pacote off-road, o novo LX 600 tem também o controle de rastejamento (Crawl Control), que disponibiliza cinco configurações de baixa velocidade (LO, MIDL, MID, MIDH e HIGH) para diminuir a perda de aderência dos pneus. Já o assistente de descidas controla sozinho a pressão nos freios e a velocidade do veículo, mantendo o motorista focado apenas na direção.
Por fim, o sistema de câmeras Multi-Terrain Monitor, fornece ao SUV uma visão ampla de todo o entorno do veículo. Ele também conta com o Modo Subterrâneo traseiro, onde as imagens sobrepõem o veículo e dão uma visão ampliada do entorno das rodas. Isso permite ao motorista verificar as condições ao redor das rodas traseiras e estimar as distâncias até os obstáculos.
Claro que não podia faltar o pacote completo de assistência ao motorista da Lexus, que inclui sistema de pré-colisão aprimorado com aviso de colisão frontal, frenagem de emergência automática e detecção de pedestres e ciclistas. Somam-se a eles controle de cruzeiro dinâmico, auxílio de rastreamento de pista, alerta de saída de pista com auxílio de direção, faróis altos inteligentes, assistência de direção de emergência e assistência de sinalização rodoviária
Mesma cheio de itens sofisticados, principalmente na versão Ultra Luxury, o LX 600 tem tudo o que precisa pra ser um monstro do off-road. Seus ângulos de ataque, saída e ventral permanecem inalterados, assim como os 45 de escalada e capacidade de travessia de área alagada de 70 cm.
Sem preço definido, o LX 600 está programada para estrear nos Estados Unidos já no primeiro trimestre do próximo ano.