Novo Lexus RX está mais ousado e abandona V6 para ficar mais rápido
O modelo teve três das suas quatro novas motorizações reveladas e aposta na eletrificação para voltar ao topo do segmento de luxo
![Lexus RX 2023](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/06/HERO-2023-Lexus-RX-500h-FSPORT-Performance-1-1500x1000-2-e1654111353618.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
A Lexus foi a pioneira no segmento de SUVs de luxo, com o primeiro RX, de 1998. Hoje, 24 anos depois, o modelo chega a sua quinta geração e aposta em uma repaginada visual e no novo trem de força híbrido para voltar aos tempos onde era um dos favoritos do mercado americano.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
O tradicional design dos Lexus ainda se faz presente. Mas a dianteira está menos “bicuda” e a grade dianteira está diferente, menor, mais vertical e com elementos em forma de diamante. Quanto aos faróis, estão menos estreitos e têm assinaturas em forma de L.
Na traseira, as lanternas agora são interligadas, como no Lexus UX, e o logo da marca deu lugar ao nome “Lexus”. O para-choque permanece discreto e minimalista.
![2023_Lexus_RX_500h_FSPORT_Performance_31-1500×1000 Lexus RX 2023 raseira](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/06/2023_Lexus_RX_500h_FSPORT_Performance_31-1500x1000-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Uma nova geração pede uma nova plataforma. O RX 2023 é feito sobre a GA-K, a mesma dos Lexus ES e NX. De acordo com a montadora, a nova estrutura é mais rígida e traz um centro de gravidade mais baixo. Ela também ajuda a diminuir o peso, tendo uma redução de cerca de quase 90 kg na comparação com a geração anterior.
A nova plataforma também favorece os passageiros, que ganharam um espacinho a mais para as pernas. Isso porque o SUV agora tem entre-eixos de 2,85 m, ganhando 6 cm ao reduzir o balanço traseiro. Mesmo assim, o RX permanece com os 4,89 m de comprimento.
![2023_Lexus_RX_500h_FSPORT_Performance_30-1500×1000 Lexus RX 2023 tres quartos de costas](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/06/2023_Lexus_RX_500h_FSPORT_Performance_30-1500x1000-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Novas motorizações
Para renovar a linha, o Lexus RX tem três novas motorizações, sendo duas delas híbridas. O RX 350, versão mais simples e única puramente a combustão, substitui o motor V6 3.5 por um quatro cilindros de 2.4. A mudança reduziu a potência da versão de entrada em 20 cv, chegando a 279 cv. Por outro lado, ela oferece 43,8 kgfm, quase 7 kgfm a mais de torque que o RX 450 que ele substitui.
![2023_Lexus_RX_350_Premium_6-1500×1000 Lexus RX 2023 Premium](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/06/2023_Lexus_RX_350_Premium_6-1500x1000-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O aumento na força pode ser visto na aceleração. Segundo a marca, essa configuração do Lexus RX chega aos 96 km/h em 7,2 segundos (com tração AWD), sendo 0,7 s mais rápido que a geração passada. O câmbio é automático de oito marchas, sendo o único com opção de tração dianteira ou integral.
Por ser a única variante não eletrificada, ela também é a menos econômica. Seu consumo em regime combinado, de acordo com a montadora, é de apenas 10,2 km/l.
![2023_Lexus_RX_500h_FSPORT_Performance_28-1500×844 Lexus RX 2023 frontal estrada](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/06/2023_Lexus_RX_500h_FSPORT_Performance_28-1500x844-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Acima dela está o RX 350h, a mais econômica entre as três versões apresentadas. Ela vêm com um motor é um 2.5 aspirado que tem o auxílio de um sistema híbrido leve de quarta geração, que ajuda o SUV a fazer 14 km/l.
![2023_Lexus_RX_350_1-1500×844 Lexus RX 2023 por do sol](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/06/2023_Lexus_RX_350_1-1500x844-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Nesse caso, o desempenho foi sacrificado em prol do consumo. O 350h é o que tem os menores números de potência e desempenho da linha. São 249 cv e 32,2 kgfm, com um tempo de 0 a 96 km/h de 7,4 s, como informado pela Lexus. O câmbio é CVT e a tração é unicamente AWD.
![2023_Lexus_RX_500h_FSPORT_Performance_2-1500×844 Lexus RX 2023 visto de cima](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/06/2023_Lexus_RX_500h_FSPORT_Performance_2-1500x844-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Por último, a versão plug-in e voltada para a esportividade. O RX 500h F Sport Performance, tem o mesmo motor 2.4 turbo da versão de entrada, porém ele recebe auxílio de um motor elétrico traseiro de “alta performance e rápida aceleração”.
O resultado disso são 379 cv de potência combinada, além de 56 kgfm de força, que é distribuída pelo sistema de transmissão DIRECT4, o mais avançado da Lexus até agora. O câmbio é automático com seis marchas.
Porém, em regime misto, ele é menos econômico que a variante intermediária, com consumo médio de 11 km/l. Quanto ao desempenho, o RX 500h F SPORT Performance tem tempo de 0 a 96 km/h de 5,9 s.
![2023_Lexus_RX_350_Premium_2-1500×1000 Lexus RX 2023 grase detalhe](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/06/2023_Lexus_RX_350_Premium_2-1500x1000-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Essa versão recebe alguns upgrades, como para-choque, grade e rodas de 21’’ esportivas, além de pinças de freio de seis pistões opostos. O interior também fica mais estiloso com os assentos F SPORT, volante e interior com acabamento em couro perfurado, portas com acabamento em camurça, pedais de alumínio e borboletas para troca de marchas.
A marca ainda divulgou que vai lançar uma segunda variante plug-in, a 450h+. Porém ainda não está pronta para falar sobre ela. O que se especula é que ela copie o trem de força do NX 450h+, que tem motor 2.5 e outros três elétricos. No NX, essa configuração gera 306 cv e 60 km de autonomia elétrica.
Interior e tecnologia
Um SUV de luxo que se preze tem que trazer um interior bonito e tecnológico. Para isso, a Lexus apostou trazendo o que eles tem de mais novo, como a nova Lexus Interface, que a marca afirma ser mais avançada que a versão anterior.
![2023_Lexus_RX_350_3-1500×844 Lexus RX 2023 painel interior](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/06/2023_Lexus_RX_350_3-1500x844-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Embora não tenha dado muitas explicações sobre o sistema, sabe-se que ele tem navegação em nuvem, atualizações OTA (over the air) e pode ser controlado pela voz. A tela touchscreen padrão, possivelmente, terá 9,8’’, enquanto uma maior de 14’’ é oferecida como opcional, assim como um teto solar panorâmico.
![2023_Lexus_RX_500h_FSPORT_Performance_7-1500×1000 Lexus RX 2023 bancos](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/06/2023_Lexus_RX_500h_FSPORT_Performance_7-1500x1000-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
No mais, o RX tem portas que abrem sozinhas, luzes multicoloridas que acendem para dar boas-vindas ao motorista, e alavanca de câmbio minimalista. O SUV será oferecido em seis níveis de acabamento, são eles: Standard, Premium, Premium+, Luxury, F Sport Handling, e F Sport Performance.
Para garantir a segurança, o RX 2023 virá por padrão com o Lexus Safety System+ 3.0, que tem detector de pedestres e motocicletas com novo suporte de interseção, controle de cruzeiro adaptativo por radar com gerenciamento de velocidade em curvas, assistente de estacionamento frontal, traseiro e balizas, além de assistente de direção com alerta de permanência em faixa.
![2023_Lexus_RX_500h_FSPORT_Performance_8-1500×1001 Lexus RX 2023 interior](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/06/2023_Lexus_RX_500h_FSPORT_Performance_8-1500x1001-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O Lexus RX 2023 ainda não tem uma data ou valor definido para o lançamento. No Brasil, sua quarta geração está a venda, mas não há informações se ela será substituída pela próxima ainda em 2022.