Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Novo Mercedes-AMG E53 é híbrido plug-in com até 603 cv de potência

Com uma versão sedã e outra perua, o novo E53 AMG traz acabamento esportivo e mais agressivo em comparação a outros modelos Classe E

Por Lucas Parente
11 mar 2024, 15h28
Mercedes-AMG-E-53-HYBRID-4MATIC-8s-1536x864
 (Divulgação/Mercedes-Benz)
Continua após publicidade

A nova geração do Mercedes Classe E, chamada W214, ganhou sua primeira versão de alto desempenho desenvolvida pela AMG. O AMG E53 Hybrid 4Matic+ está disponível tanto na carroceria sedã quando perua e combina mecânica híbrida plug-in mais potente com visual esportivo.

Embora que ainda esteja posicionado abaixo do futuro carro chefe da Mercedes em desempenho, o E63, o novo E53 apresenta um grande avanço em comparação ao seu antecessor em termos de potência e desempenho.

Mercedes-AMG-E-53-HYBRID-4MATIC-Estate-3s-1536x864
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Com tecnologia híbrida plug-in, as duas versões do Mercedes-AMG E53 estão equipadas com o seis-cilindros 3.0 biturbo e um único motor elétrico, com uma potência combinada de 577 cv: são 443 cv do motor 3.0 e 161 cv do elétrico. Porém, com pacote opcional AMG Dynamic Plus, essa potência pode chegar a impressionantes 603 cv quando o modo Race Start está ativado.

Todas as versões têm câmbio AMG Speedshift TCT 9G, automático de 9 marchas. Como resultado desta configuração, a variante sedã consegue ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos, o que é 0,7 segundos mais rápido que o E53 antigo. Já para versão perua, o seu tempo é de 3,9 segundos.

Continua após a publicidade
Mercedes-AMG-E-53-HYBRID-4MATIC-3s-1536x864
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Além de aumentar a potência, a tecnologia híbrida plug-in (PHEV) permite que o novo E53 rode apenas em modo elétrico a até 140 km/h. As baterias de 21 ou 22 kWh oferecem uma autonomia entre 90 e 101 km no ciclo WLTP. A recarga pode ser feita a uma potência de até 60 kW, indo de 10% a 80% em cerca de 20 minutos.

Mudanças estéticas e mecânicas

Como já esperado, o Mercedes E53 tem toda a preparação que é praxe nos AMG, como chassi reforçado, configuração de suspensão esportiva com amortecimento adaptativo e ajustável, sistema de freio de alto desemprenho e eixo traseiro direcional. Além disso, o pacote AMG Dynamic Plus adiciona um diferencial de bloqueio de eixo traseiro controlado eletronicamente, freios ainda maiores na frente e coxins dinâmicos do motor.

Mercedes-AMG-E-53-HYBRID-4MATIC-Estate-2-1536x1024
(Divulgação/Mercedes-Benz)
Continua após a publicidade

O visual também traz detalhes mais agressivos, para se diferenciar de versões civís do Classe E. A frente está equipada com uma grade iluminada AMG exclusiva e com entradas de ar maiores no para-choque.

Compartilhe essa matéria via:

O perfil carrega para-lamas dianteiros mais largos, saias laterais maiores e um novo conjunto de rodas de liga leve de 19 polegadas, que podem ser atualizadas para um conjunto maior de 20 polegadas.

Mercedes-AMG-E-53-HYBRID-4MATIC-5s-1536x864
(Divulgação/Mercedes-Benz)
Continua após a publicidade

Indo para a traseira, há saídas de escape quádruplas e um spoiler, diferenciando os modelos de acabamentos menos potentes da linha AMG. Como de praxe, a Mercedes disponibiliza como opcional os pacotes AMG Exterior Night e AMG Carbon Exterior Package para quem quer gastar mais dinheiro em cromo preto ou fibra de carbono.

Mercedes-AMG-E-53-HYBRID-4MATIC-Estate-6s-1536x864
(Divulgação/Mercedes-Benz)

No interior há o mesmo acabamento luxuoso que nós conhecemos, mas com foco na esportividade. Os bancos AMG são estofados em couro artificial Artico e microfibra com costuras em vermelho. O volante AMG é todo revestido em couro Nappa, enquanto o painel tem acabamento em madeira e um material cinza. Além disso, é possível observar três grandes telas, uma para o painel de instrumentos, outra de infoentretenimento e a última na frente do banco do passageiro.

Mercedes-AMG-E-53-HYBRID-4MATIC-27-1536x1024
(Divulgação/Mercedes-Benz)
Continua após a publicidade

O Mercedes-AMG E53 Hybrid 4Matic+ disponível para encomenda na Europa muito em breve. Ainda não se sabe se o modelo virá para o Brasil, mas, caso venha, será apenas a partir de 2025. Valores ainda não foram divulgados pela marca.

Mercedes-AMG-E-53-HYBRID-4MATIC-Estate-25-1536x864
(Divulgação/Mercedes-Benz)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.