Novo Mercedes-Benz CLA aparece em festival na França na inédita versão elétrica
O carro de entrada da marca adotará a plataforma MMA e será revelado em breve para substituir também os Classe A e Classe B
Em meio ao Salão de Paris, a França se tornou o grande foco do mercado automotivo no momento. Mas não só Salão ficou responsável por receber novidades.
A Mercedes “mostrou” pela primeira vez o CLA elétrico baseado na nova plataforma Mercedes Modular Architecture (MMA). A apresentação foi feita com o carro camuflado durante um festival de moda em Hyères, no sul da França.
A camuflagem não tão eficaz do carro nos permite enxergar praticamente tudo e mostra que a Mercedes quer dar continuidade ao visual do atual CLA, já que houveram poucas mudanças em relação ao facelift de 2023.
A versão conceito mostrada no ano passado parece não ter ido pra frente. Ela contava com muitos elementos futuristas, como faróis em led finos e interligados, além de uma “grade” totalmente iluminada.
Não podemos afirmar que não houveram mudanças na frente do modelo, já que é onde ele está mais camuflado. Os faróis parecem ter o mesmo formato, mas a grade com vários simbolos pequenos da Mercedes que estreou no último facelift está escondida.
Uma mudança aparente no CLA mostrado na França está nas laterais. As maçanetas agora estão embutidas na carroceria, diferentemente da atual versão. As proporções também parecem as mesmas, sem nenhuma alteração de tamanho.
Na traseira, aparentemente, o CLA terá uma barra de luz transversal, além um novo design arredondado para as lanternas. A assinatura também parece diferente. Não há fotos do interior.
O grande destaque para o CLA elétrico está em sua nova plataforma de 800 volts, que garante mais tecnologia e carregamento mais rápidos, suportando recargas de até 250 kW em concorrente continua (CC).
Como já divulgado no ano passado com o conceito, o modelo poderá alcançar até 750 km de autonomia com apenas uma carga. A bateria capaz disso não foi divulgado, mas ela deve ter em torno de 90-100 kWh de capacidade.
Não se sabe ainda qual a motorização será usada no modelo, mas, na variante conceito, havia um motor elétrico traseiro de 238 cv.
A nova plataforma também será usada nas versões a combustão e híbrida, já que ela suporta todos os tipos de configurações.
Após o aparecimento durante o festival de moda, em breve mais informações sobre o novo Mercedes CLA devem surgir nos próximos meses.