Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Novo Mercedes Classe A 2023 usa impressão digital para dar a partida

Mercedes Classe A e até o Classe A Sedan passam por atualização, mas é difícil notar o que mudou neles

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
5 out 2022, 10h48
Mercedes Classe A e A Sedan
 (Divulgação/Mercedes-Benz)
Continua após publicidade

Atenção observadores mais atentos: a missão de descobrir as mudanças visuais do Mercedes Classe A para 2023 é muito difícil, especialmente sem o modelo antigo do lado para poder comparar.

Tanto o hatch quanto a versão sedã, que segue à venda apesar de não ter feito o sucesso esperado, receberam uma nova grade dianteira com um padrão de estrelas em sua trama. Também escalaram novas rodas, novo difusor no para-choque traseiro e faróis de led de série em todas as versões — o que já era uma realidade no Brasil.

Mercedes Classe A e A Sedan
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Por dentro estão mantidas as telas de 7 polegadas para o quadro de instrumentos e 10,25 polegadas para a central multimídia, podendo ambas terem este mesmo tamanho. Muda o software, porém, para um mais intuitivo e capaz de aprender padrões do usuário, algo já disponível em Mercedes lançados recentemente.

Mercedes Classe A e A Sedan
(Divulgação/Mercedes-Benz)

O sensor de impressão digital para reconhecimento do motorista, porém, é uma novidade absoluta do novo Mercedes Classe A. É por meio do reconhecimento biométrico que o carro autoriza a partida e ajusta suas configurações para o gosto do usuário.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

O que realmente muda é o volante, com braços horizontais duplos, revestidos de couro. Mas agora há opção de materiais recicláveis de 65 a 100% para o revestimento de toda a cabine.

Mercedes Classe A e A Sedan
(Divulgação/Mercedes-Benz)

A lista de equipamentos de série foi reforçada, pelo menos para mercados onde câmera de ré e mais do que duas portas USB não faziam parte do pacote básico. O banco do motorista ainda ganhou ajuste lombar de série.

Continua após a publicidade

Há evoluções, também, no assistente de permanência em faixa, que estaria mais natural, e no sistema de estacionamento automático que passa a aceitar vagas longitudinais.

Mercedes Classe A e A Sedan
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Quanto aos motores, agora todas as opções têm algum nível de eletrificação, independente de usarem os câmbios de dupla embreagem com sete ou oito marchas. Esse auxílio é de um sistema híbrido leve, um motor/gerador de 48V capaz de contribuir com 14 cv extras em determinadas situações para aumentar a eficiência ou até mesmo para manter a velocidade constante enquanto o motor a combustão é desligado.

Continua após a publicidade
Mercedes Classe A e A Sedan
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Versões híbridas plug-in têm a disposição uma bateria de 10,7 kWh que teria aumentado a autonomia elétrica para além dos 72 km anteriores, mas sem especificarem o novo alcance. Neste caso a potência do motor elétrico aumentou de 102 cv para 109 cv.

Mercedes Classe A e A Sedan
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Em resumo, os motores disponíveis são o quatro-cilindros 1.3 em versões de 136 cv (A 180) ou 163 cv (A 200), o 2.0 com 190 cv (A 220) ou 224 cv (A 250 4MATIC), e o A 250, híbrido plug-in, conserva os 218 cv.

Continua após a publicidade

Família AMG também evolui

Mercedes Classe A e A Sedan
(Divulgação/Mercedes-Benz)

A linha AMG dos Classe A continua sendo representada pelos A35 4MATIC (sedã e hatch, com 306 cv) e A45 S 4MATIC (apenas o hatch, com 421 cv), que podem se diferenciar pelo desenho de algumas novas rodas, nova base do para-choque e pelas lanternas traseiras redesenhadas.

Mercedes Classe A e A Sedan
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Por dentro, o volante AMG Performance passa a ser sempre de série, com a vantagem de dispor de botões para controlar os três modos de funcionamento do controleo de estabilidade (ESP) e o programa de melhoria de comportamento AMG Dynamics sem que o motorista tenha que retirar as suas mãos do volante.

Continua após a publicidade
Mercedes Classe A e A Sedan
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Estes propulsores passam a estar também equipados com o sistema híbrido leve e o 35 4MATIC trocou a caixa automática de sete velocidades pela de oito que já servia a versão mais potente.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.